ENEM: Dica de como iniciar uma boa redação

ENEM: Dica de como iniciar uma boa redação. Analisando o tema proposto

“Tenho medo de escrever. É tão perigoso. Quem tentou, sabe. Perigo de mexer no que está oculto – e o mundo não está à tona, está oculto em suas raízes submersas em profundidades do mar. Para escrever tenho que me colocar no vazio. Neste vazio é que existo intuitivamente. Mas é um vazio extremamente perigoso: dele arranco sangue. Sou um escritor que tem medo da cilada das palavras: as palavras que digo escondem outras – quais? Talvez as diga. Escrever é uma pedra lançada no fundo do poço.” (Clarice Lispector)

Como iniciar uma boa redação no ENEM

Assim como explanado pela Clarice Lispector, uma das maiores escritoras da história da literatura brasileira, escrever requer coragem, capacidade e dedicação. Para muitos é um talento, mas, mesmo quem não tem talento natural para a arte da escrita, pode estudar e treinar para elaborar textos objetivos e dissertativos de boa qualidade.

No ENEM, a nota da redação tem um peso essencial na média final. Veja as primeiras dicas para o primeiro passo de elaboração de uma boa redação na prova do ENEM:

1 – Leia a proposta de prova de redação com atenção;

2 – Identifique o tema central da proposta e elabora a sua tese, ou seja, a opinião que você irá defender no seu texto. Mostre seu senso crítico e tente descrever opiniões e exemplos relevantes;

3 – Semanas antes da prova, para não ficar preso aos textos de base apresentados juntos à proposta de tema, leia bastante jornais, revistas, sites de informações, livros que abordem sobre temas da atualidade e preste atenção nas reportagens que atraiam mais atenção nos noticiários;

4 – Defenda uma opinião que respeite os direitos humanos;

5 – Não tenha medo de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *