ENEM: Dica de redação (como organizar as idéias do texto)

ENEM: Dica de redação (como organizar as idéias do texto)

Na prova de redação do ENEM, depois de ler o tema proposto e o texto auxiliar da prova, o candidato fica inseguro em determinar a idéia central de seu texto ou o conjunto de ideias (teses) que pretende explanar e defender.

Ao iniciar o texto, em seu rascunho, o candidato deve começar a escrever sem se preocupar com regras gramaticais. Depois de escrever a idéia principal, se preocupe em passar a limpo colocando vírgulas, revisando ortografia, verbos e flexões verbais e nominais. No caso de uma dissertação, o discurso do texto deve ser redigido na primeira pessoa do plural.

Caso não tenha segurança no uso de palavras muito rebuscadas, utilize sinônimos, mas mantenha o mesmo sentido. O mais importante é força de sua ideia e opinião. E sempre é indicado, antes da prova e na dedicação dos estudos, ler jornais impressos e digitais, assistir telejornal, ler artigos científicos e de atualidades, ler livros de nossa literatura brasileiros e livros didáticos. Ler quadrinhos também é essencial.

Evite gírias, termos regionalistas, abreviações e uso oral da linguagem.

Tenha sempre o raciocínio de causa e conseqüência do tema e das questões relacionadas ao assunto.

E, claro, quem tem o hábito de ler bastante terá mais facilidade para escrever. Porém, para aprofundar os conhecimentos em estruturas de textos, indicamos o livro “Como Ensinar a Compreender um Texto?” publicado pela editora Vozes, clique:

http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/PesquisaCommerce.aspx?DeptoId=1&Pesquisar=Como%20ensinar%20a%20compreender%20um%20texto

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *