ENEM – Dicas de atualidades (livros)

ENEM – Dicas de atualidades (livros)

Nas provas do ENEM, principalmente, na prova de redação e nas questões de conhecimentos gerais o estudante sente a necessidade de ter conhecimento sobre os assuntos do cotidiano, os temas que estão em debate na sociedade e ter a capacidade de reflexão. É indicada a leitura de jornais e revistas noticiosos, livros que abordem os assuntos mais recentes e assistir a telejornais e documentários.

As questões relacionadas a assuntos sociológicos exigem dos estudantes o conhecimento básico sobre sociologia e percepção sobre os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do homem atual. Recentemente, a editora Papirus lançou dois livros que podem ajudar o estudante a compreender melhor a dimensão das questões atuais da sociedade brasileira e global. Veja a seguir a indicação bibliográfica e um trecho de cada obra.

Livro : “Basta de Cidadania Obscena” de Mario Sergio Cortella e Marcelo Tas, editora Papirus.

“Mas há uma parte dessa história que é complicada. Marx e Engels, no Manifesto Comunista de 1848, colocam algo que é forte. Marx diz que “tudo que é sólido desmancha no ar”. Isso inspira vários escritores, inclusive Bauman e sua ideia do mundo líquido. Marx se referia à primeira metade no século XIX, no sentido de que não havia instituições com nível de confiabilidade, tudo se altera com muita velocidade e as instituições políticas e mercantis estavam sempre balançando e tremendo na sustentação, com mais promessas de vida boa e livre do que realizações de fato. Marx fez uma diferença entre ‘liberdade de’ e ‘liberdade para’. Alguém só é “livre para” quando é “livre de”. Isto é, se a pessoa for livre de fome, livre de ausência da escolaridade, livre da doença sem alternativa, então ela é livre para escolher, livre para navegar, livre para interromper a ação, livre para refletir, livre para procurar.”

Mario Sergio Cortella, página 31.

Link do livro: http://www.papirus.com.br/livros_detalhe.aspx?chave_livro=4631&pagina=0&origem=livros.aspx&opcao=pesquisa&qual=titulo&descricao=Basta%20de%20cidadania%20obscena

Livro: “No Labirinto da Moral” de Mario Sergio Cortella e Yves de La Taille, editora Papirus.

“Quanto à volta da religião, acho que foi Malraux que disse: ‘O século XXI será religioso ou não será’. Quer dizer,ele previa uma volta da religião, mas acho que ela é, justamente, uma volta da busca do sentido, porque a religião (ou as religiões), concordemos ou não com ela, dá uma ética, ou seja, dá um sentido. Só que, claro, a religião não é algo fora da cultura, então, ao voltar, ela se adapta aos vícios que a nossa própria cultura possui, notadamente, o consumo. “

Yves de La Taille.

Link do livro: http://www.papirus.com.br/livros_detalhe.aspx?chave_livro=4154&pagina=0&origem=livros.aspx&opcao=pesquisa&qual=autor&descricao=Yves

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *