ENEM : Dicas para redação

ENEM : Dicas para redação

Para desenvolver um bom texto para a prova de redação do ENEM, além de dominar a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e primordial que o candidato tenha conhecimentos no uso de pronomes, verbos, regências, substantivos, adjetivos e demais classes e aspectos gramaticais que ajudam a tornar o texto mais coeso e correto.

É necessário conhecer o tema proposto para a prova, citar assuntos ou acontecimentos relacionados que sirvam como exemplo para reforçar o argumento apresentado no desenvolvimento, mas não adianta dominar a estrutura do texto e a organização do raciocínio se o candidato peca na parte gramatical. Retornando ao aspecto gramatical, podemos destacar uma explicação que os estudiosos Carlos Faraco e Cristóvão Tezza explicam no livro Oficina de Texto, publicado pela editora Vozes:

– Apesar de

Escreve-se sempre “apesar de” no sentido de apesar disso, apesar da chuva, apesar dos problemas, etc. Na linguagem oral, ouvimos a forma “apesar que”, porém essa forma coloquial não é aceita no padrão da escrita.

– Embora

O termo “embora” exige quase sempre o verbo no subjuntivo, por exemplo: Embora ele seja; embora ele tenha. É raro utilizar esse termo no gerúndio, mas nunca no indicativo: “Embora estudando bastante”.

– Entretanto / No entanto

Para não amontoar informação é necessário que esses termos “entretanto” e “no entanto” sejam usados para abrir sentenças, como por exemplo: Não nego os problemas. Entretanto, eles não são tão graves como dizem.

Conheça o livro “Oficina de Texto”

Esta obra de autoria de Carlos Faraco e Cristóvão Tezza se destina a todos os estudantes de Ensino Médio ou dos primeiros anos dos cursos universitários interessados em reforçar e aprimorar o domínio da redação. Com clareza didática e linguagem acessível, o livro propõe em cada tópico um bom número de exercícios e práticas de texto para a sala de aula, repassando os pontos mais problemáticos de redação dos estudantes.

No livro os estudantes encontrarão aspectos técnicos do texto como sujeito e predicado, emprego dos sinais de pontuação, verbos irregulares, ocorrências de crase, infinitivo flexionado, uso de estrangeirismos, problemas de concordância e de regência, emprego de relatores, etc.

Conheça a obra: http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/DetalheProdutoCommerce.aspx?ProdID=8532652000&

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *