Enzima do câncer

Enzima do câncer

Por Fernando Rebouças

Em recente estudo realizado por cientistas britânicos, e publicado na revista Cancer Cell, afirma-se a existência da enzima responsável pelo alastramento de células cancerígenas, o processo é conhecido como metástase. A enzima pesquisada é conhecida como LOX.

A enzima LOX permite que o câncer se alastre para outras regiões do corpo de forma crucial, pois muitas vezes não é o tumor inicial que mata o paciente, a ameaça se encontra nas célular que circulam por todo corpo, sendo responsável por 90% das mortes causadas pelo câncer.

A enzima LOX envia sinais para a área do corpo humano a ser atingida pelas células cancerigenas. Esses sinais retiram toda a defesa do organismo, permitindo que o câncer se manifeste em outro local do corpo.

Os cientistas buscarão desenvolver um tratamento que impeça a ocorrência da metástase com maior eficiência, através de uma droga que combata a propagação desta enzima. A partir deste conhecimento, os processos de tratamento tendem a oferecer maior possibilidade de cura, através do desativamento da enzima LOX no organismo.

 

Referência:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/03/090308_cancermetastaseenzima_np.shtml

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *