Escultura

Escultura 

Por Fernando Rebouças

Talhada, martelada ou lixada, através de diversas técnicas, é uma arte que se expressa em relevo disposto em matéria física palpável, sendo parcial ou completo. As principais técnicas são cinzelação , fundição, moldagem e aglomeração de partículas ou materiais.

Dentre as matérias-primas trabalha-se com bronze, ouro, mármore, pedra sabão, argila, cera e madeira. Em grande parte dos movimentos artísticos, a escultura sempre foi utilizada para expressar as formas do corpo humano, ou expressões exóticas em diversos tipos de escola de arte e estilo.

Os materiais que mais permanecem no decorrer do anos e tornam a obra arte durável são pedras como mármore, calcária, granito; metais como bronze, ouro e prata; orgânicos como argila e madeira. Dentro dos aspectos da arte efêmera, materiais perecíveis como gelo, areia molhada, cera e gelo conquistam a curiosidade das pessoas.

Cada material exige uma técnica específica, usa-se ferramentas de corte para madeira e pedra, de modelagem para cera e argila, e fundição para o metal. Há vários tipos de escultura, a  de busto que se refere a uma pessoa de grande influência política, a equestre que mostra o corajoso sobre o seu cavalo e o mobiliário usado em jardins.

Referência:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *