Etiópia

Etiópia

Por Fernando Rebouças

A Etiópia é um país africano localizado na região nordeste do continente. A capital é Adis-Abeba.  Possui fronteira com a Eritreia (ao norte); com o Sudão (ao sul); com o Quênia (ao leste) e Somália. Seu nome oficial é República Democrática da Etiópia, e possui uma área de 1.104.300 km ² de extensão territorial.

A população etíope é de 78 milhões de habitantes. Grande parte da população, cerca de 80%, atua no setor primário, na qual a agricultura é a principal atividade do país. O país é grande exportador de café, sementes oleaginosas, feijão, flores, cana-de-açúcar, trigo, milho e cevada. No setor secundário, a indústria atual mais no mercado interno.

O país apresenta um baixo índice de desenvolvimento humano e econômico, sendo 50 % da população subnutrida. Menos de 20 % vivem em área urbana. Setenta dialetos são falados no país.

Foi o primeiro país africano a conquistar a independência política. Entre os anos de 1930 a 1974, o poder esteve nas mãos do regime imperial de Haile Selassie, ocorrendo a ocupação italiana entre 1936 a 1941. Em 1976, Selassie foi retirado do poder através de um golpe articulado pelo general comunista Mengistu Haile Mariam.

O estado comunista predominou até 1991, quando a Frente Revolucionária Democrática do Povo Etíope tomou o poder. A partir da década de 90, houve a descentralização da economia e do mercado.
Nome: República Federal Democrática da Etiópia.

Bandeira:

Brasão:

Capital: Addis Ababa, com cerca de 2,7 milhões de habitantes.

Gentílico: etíope ou etiopiano.

Língua oficial: amárico.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0, 406 – baixo.

Esperança de vida: 60 anos.

Mortalidade infantil: 91,92/ mil nasc.

Moeda: birr etíope.

Referências:

 

http://www.portasabertas.org.br/paises/perfil.asp?ID=57

http://www.brasilescola.com/geografia/etiopia.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *