Etnobiologia

Etnobiologia 

Por Fernando Rebouças

Ciência que estuda o conhecimento e as conceituações provindas de comunidades tradicionais sob a percepção do mundo natural. Visa entender como a natureza influencia na construção das crenças e da adaptação do indivíduo em certos ambientes.

A adaptação nesse caso é estudada sob os aspectos cognitivos. A Etnobiologia desenvolve estudos não somente a respeito do ambiente natural, mas sobre as espécies de animais, por exemplo, que alcançam algum significado social, religioso e simbólico para uma comunidade.

Trabalha a partir de dados qualitativos para detectar os significados a partir de cada percepção pessoal a respeito das relações biológicas e ecológicas.

Quando uma comunidade apresenta profunda relação com meio natural e seus animais, conclui-se que esta comunidade possui alto grau de conhecimento etnobiológico. O conhecimento etnobiológico de uma comunidade pode servir de base para estruturação de modelos conservacionistas de trabalhos a favor do meio ambiente.

Além de ampliar o respeito aos conhecimento e à cultura inerente de uma comunidade, a pesquisa etnobiológica permite uma positiva dimensão sobre as atitudes dos indivíduos a ela pertencentes e o uso de seus comportamentos como referencial para novas estratégias de conservação.

Também referenciada como etnoecologia, a etnobiologia é um campo interdisciplinar que estuda diversos grupos humanos que se relacionam com os recursos naturais de forma cultural e extrativista. No Brasil, a entidade responsável por esta área de estudo é a SBEE – Sociedade Brasileira de Etnobiologia.

Referências:

 

http://etnobiologia.org/sbee/home/index.php

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *