Felicidade ou Morte (livro)

Felicidade ou Morte (livro)

Por Fernando Rebouças

É possível ser feliz eternamente e intensamente? Todos os dias somos convidados a sermos felizes e a transparecermos a felicidade. Porém, precisamos entender que felicidade nem sempre é sinônimo de vida bem-sucedida.

Diariamente, o cinema comercial, a publicidade e todos os tipos de ilusão “compradas” pelo indivíduo o remete a um tradicional meio de empoderamento que o declara passível da felicidade. Porém, será que essa felicidade seria verdadeira, falsa ou artificial? O que pode ser capaz de fazer e manter alguém feliz?

Para responder essa e outras questões, a editora Papirus publicou o livro “Felicidade ou Morte” escrito por Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal, leia a seguir o trecho inicial do livro:

Clóvis de Barros Filho – Gostaria de começar este bate-papo com a ideia de que a felicidade, a meu ver, é muito mais conhecida pela sua ausência do que pela sua presença. E por essa razão, é muito comum na história do pensamento que se fale em busca da felicidade. Havendo busca, é porque ela ainda não está; permanecendo a busca, é porque ela continua não estando; consagrando-se a busca, é porque, talvez, ela não apareça nunca (…).

Leandro Karnal – Ao definir felicidade pela falta, ou seja, que ela é uma reflexão feita quando não se a tem. Essa noção pode ser estendida a todos os sentimentos. Aristóteles escreve sobre a ética na ascenção do helenismo, período em que a ética passa a ser apenas filosófica, já que a prática abandona por completo a pólis na emersão dos impérios helenísticos. Tomás de Aquino escreve sua síntese teológica no século XIII, época de inflexão do poder da Igreja. E parece que nós escrevemos e pensamos sobre ética neste momento no Brasil, e também sobre felicidade, exatamente por que há uma falta ou uma percepção de falta generalizada.

(págs 7 e 9 )

A ausência da felicidade pode ser um dos fatores a impulsionar a sua busca. Para aprofundar a leitura indicamos o livro a partir do seguinte link: http://www.papirus.com.br/

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *