Festival de Woodstock

Festival de Woodstock

Por Fernando Rebouças

Na cidade de Bethel, estado de Nova Yorque, EUA, aconteceu o Festival de Woodstock, realizado de 15 de agosto de 1969 a 18 de agosto de 1969. A filosofia do festival circundava sobre o “Paz e Amor” da era “contracultural”.

Woodstock era o nome da primeira cidade escolhida para sediar o festival, que por impossibilidades fora repassado para uma fazenda alugada em Bethel, os organizadores para não perderem público mantiveram o nome original do evento. Os organizadores do evento, na época, possuíam menos de 26 anos de idade.

Tentaram contratar John Lennon, Bob Dylan, The Doors, Led Zeppelin e Frank Zappa, não conseguiram, mesmo assim o festival marcou com a presença de The Who, Joe Cocker, Janis Joplin e Jimi Hendrix. Jimi Hendrix começou a tocar às 9 horas da manhã de uma segunda-feira, num evento planejado para findar no domingo anterior.

O Festival foi organizado por Michael Lang, John P.Roberts, Joel Rosenman e Artie Krnfeld. É o festival mais histórico de todos os tempos, símbolo de uma juventude hippie e de tempos de contracultura.

O público foi de meio milhão de expectadores, despreocupados com o tempo e com a nudez naturalista. Antes da abertura do evento, os ingresso foram vendidos em lojas de disco e via correio, na época custavam 18 dólares, equivalente a 75 dólares atuais. 186 mil ingressos foram vendidos antecipadamente, o público presente pulou para 500 mil devido às invasões.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *