Filosofia para apressadinhos (livro)

Filosofia para apressadinhos (livro)

Por Fernando Rebouças

Como interpretar os principais pensadores da história da Filosofia? Como entender Bentham, Hobbes, Platão, Aristóteles, Kant, Nietzsche, Marx, Hegel, Sócrates e entre outros? O livro “Filosofia para Apressadinhos”, de Alain Stephen, publicado no Brasil pela editora Cultrix, apresenta descrições e análises sucintas  que facilitam a compreensão do leigo e do especialista nas diferentes áreas filosóficas.

A partir de citações, Stephen descreve parte da biografia de cada filósofo e os significados primordiais de suas obras. Destacamos a citação de Sócrates:

A vida sem reflexão não vale a pena ser vivida

“A principal contribuição de Sócrates para o desenvolvimento da filosofia foi seu uso de uma metodologia dialética conhecida como “método socrático de debate”. Sócrates usava o termo ‘elenchus’, no sentido de interrogar, para descrever a sua abordagem. De maneira fundamental, o modelo socrático tentava chegar ao cerne de um problema testando ideias e crenças por meio da construção de uma série de perguntas.”

Em tempos de velocidade de informações e conceitos de vida, nunca a filosofia se tornou tão necessário para o fortalecimento do pensamento do homem pós-moderno, talvez o pensamento possa servir de âncora num mundo cujo tempo e matéria se tornaram mais perecíveis, de alguma forma, a reflexão apresentada como necessária por Sócrates ainda esteja na fase da busca de novos questionamentos.

Outra citação que prende a atenção do leitor no livro é a do filósofo alemão Nietzche:

Deus está morto! Ele permanece morto! E nós o matamos.

Para entender essa frase e os demais pensamentos do livro, leiam a obra de Alain Stephen.

Mais informações sobre o livro:

http://www.pensamento-cultrix.com.br/filosofiaparaapressadinhos,product,978-85-316-1294-7,225.aspx

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *