Finlândia

Finlândia

Por Fernando Rebouças

República da Finlândia, país nórdico do norte da Europa, possui  fronteira com a Noruega, Rússia e Golfo da Finlândia. A capital do país é Helsinque.

No ano de 2007, o censo do país detectou cerca de 5 milhões e 300 mil pessoas na população total do país. Grande parte da população mora na região sul, próximo da costa do Golfo da Finlândia, sendo que 1 milhão de pessoas vivem na área metropolitana da capital.

A língua oficial é o finlandês, proveniente das línguas finolúrgicas, 6 % da população fala o sueco. A região do país pertenceu à Suécia de 1150 a 1890, após a vitória da Rússia sobre a Suécia na Guerra Finlandesa, tornou-se em Grão-ducado da Finlândia.

A independência do país ocorreu em 1916, com a queda do czar russo Nicolau II, a independência foi oficializada em 6 de dezembro de 1917 . Durante a Segunda Guerra Mundial, o país foi invadido pela Alemanha.

Referida como “Suomi”, no idioma finlandês, a Finlândia possui uma economia dinâmica e competitiva, sendo líder no setor de telecomunicações. O país também exporta produtos de metalomecânica, papel, pasta de papel, vidro, aço e cerâmica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *