Força peso

Força peso

Por Fernando Rebouças

Quando estudamos Física, sempre aprendemos a compreender e a calcular a “Força Peso”, no conceito geral, o peso é considerado uma força, uma força exercida pela Terra sobre determinado corpo que está nas proximidades dela, sendo essa força apontada para o centro da Terra, com intensidade proporcional à intensidade do campo gravitacional da Terra no ponto em que está o corpo.

Por exemplo, um determinado corpo jogado em queda livre apresenta aceleração dirigida ao centro da Terra como ilustra a Segunda Lei de Newton:

 P=m.g

É necessário compreender que o valor da aceleração gravitacional “g” varia conforme a altitude e latitude

Um quilograma força é o peso de um corpo de um quilograma de massa, na gravidade padrão, isto é, em um local onde a aceleração da gravitacional é de 9,8 m/s2. Assim, vale a conversão:

1kgf = 9,8 N

O peso de um determinado corpo sofre pequenas variações ao longo da superfície do planeta Terra, isso ocorre devido à irregularidade na forma do planeta e à quebra de sua simetria produzida pelo movimento de rotação.

O peso de um corpo na Terra aumenta na direção do equador aos pólos, em virtude do formato de geóide que o planeta Terra apresenta, sendo um pouco achatado nos pólos e dilatado no equador.

Referências:

http://www.mundoeducacao.com/fisica/forca-peso.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Peso

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *