Franz Kafka

Franz Kafka

Por Fernando Rebouças

Considerado um dos maiores escritores do século XX e principal ícone do surrealismo literário, Franz Kafka nasceu na cidade de Praga, em 3 de julho de 1883. Faleceu na Áustria, em 3 de junho de 1924. Sua família era de família judaica.

Em sua infância e adolescência não teve uma boa relação com o seu pai, fato que influenciaria em suas obras onde a figura paterna é vinculada à opressão, principalmente, na obra “Carta ao Pai”, escrita em 1919.

Kafka estudou Direito na Universidade de Praga, onde conheceu seu melhor amigo e apoiador, Max Brod. Foi frequentador de grupos literários e políticos judaico e alemão. Tornou-se num grande profissional, mas apesar do reconhecimento em sua área se sentia não realizado pelo trabalho retirar suas horas de dedicação à literatura.

Escrevia em seu tempo livre, começou escrevendo contos. Também utilizava a escrita para se expressar melhor com a sua família e amigas. Poucas obras conseguiu publicar em vida, como os seus primeiros contos, Considerações e Um Médico Rural e a obra “A Metamorfose” publicada em revistas literárias.

As obras mais conhecidas de Kafka, “O Processo” e “O Castelo”, de 1925 e 1926, respectivamente, somente foram publicadas postumamente por iniciativa de seu amigo Max Brod. São obras que expressam a ambiguidade e o fator onírico do universo kafkiano. O termo “kafkiano” é utilizado ate hoje como sinônimo de significado e situação absurda considerada fora da realidade.

Em 1917, começou a tratar a tuberculose que o atingia, permanecendo em repouso por longos períodos. Largou o emprego em 1922. Depois de morar em Praga e em Berlim, viveu os últimos meses de sua vida em sanatórios e balneários, falecendo na cidade de Kierling, próximo de Viena.

Antes de morrer, Franz Kafka havia solicitado que suas obras ainda inéditas fossem queimadas. Seu amigos, Max Brod o contrariou e começou a publicá-las, o aceitação nos círculos de intelectuais foi grande gerande forte influência no meio artístico da época.

Leia mais sobre as principais obras de Franz Kafka:

O PROCESSO

A METAMORFOSE

O CASTELO

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *