Fundamentos de marketing (livro)

Fundamentos de marketing (livro)

Por Fernando Rebouças

O marketing não é somente sinônimo de vendas, é uma área de conhecimento aplicado que está presente em todos os setores de uma empresa, desde a criação até a fabricação de produtos e serviços; e, principalmente, na elaboração de projetos de promoção de produtos. Mas, para aprofundar o assunto para estudantes universitários, professores e profissionais na área, indicamos a leitura do livro “Fundamentos de Marketing – Conceitos e práticas” dos autores William M. Pride e O.C. Ferrel, lançado no Brasil pela editora Cengage.

A obra apresenta os conceitos básicos e revisados do marketing, incluindo abordagens para mídias sociais e vendas automáticas na internet. Segundo os autores, o marketing é:

“O processo de criação, distribuição, promoção e precificação de bens, serviços e ideias para facilitar a satisfação nas relações de troca com clientes e desenvolver, e manter, relações favoráveis com stakeholders em um ambiente dinâmico.”  (pág.3)

O livro também lembra que o marketing foca em primeiro lugar no cliente, sendo o cliente o comprador de produtos das organizações. Portanto, as estratégias de marketing mais atuais visam identificar o cliente, informá-lo, atraí-lo e fidelizar o seu interesse em relação a determinado produto e marca.

Segundo o livro:

“De acordo com o conceito de marketing, uma organização deveria tentar fornecer produtos que satisfaçam às necessidades  do cliente por meio de um conjunto coordenado de atividades que também lhe permita atingir suas metas. A satisfação do cliente é o foco principal do conceito de marketing.

Portanto, conhecer os conceitos e as estratégias de marketing é essencial para estudantes e profissionais da áreas, mas esse conhecimento também se aplica para profissionais de diferentes áreas e empreendedores. Conhecer o seu produto e o seu cliente são os melhores primeiros passos para a empresa conhecer o mercado e se posicionar melhor.

Conheça mais o livro:

http://www.cengage.com.br/ls/fundamentos-de-marketing/

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *