FUVEST

FUVEST.

Por Fernando Rebouças

A sigla FUVEST significa Fundação Universitária para o Vestibular, constitui-se numa instituição autônoma para a organização e realização das provas de vestibular utilizadas como sistema de ingresso às escolas de ensino superior no Estado de São Paulo.

Por meio da FUVEST são selecionados os candidatos pretendentes a estudar na USP (Universidade de São Paulo), na APMBB (Academia de Polícia Militar do Barro Branco) e na FCMSC – SP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo).

Em média, a FUVEST recebe mais de 140 mil inscrições, sendo o maior vestibular do Brasil. Considerado e exame da FUVEST de 2009, até esse ano a prova seguia o seguinte padrão:

– Primeira Fase:

A prova é composta por questões de múltipla escolha, realizada, normalmente, no fim do mês de novembro. O candidato é desafiado por questões de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, idioma estrangeiro e demais questões de conhecimentos interdisciplinares.

É exigido que o candidato, para não ser desclassificado, atinja 22 acertos mínimos em toda prova sem zerar nenhuma das matérias propostas.

– Nota de corte:

A nota de corte é o número mínimo de acertos que o candidato precisa ter para se classificar para a segunda fase da FUVEST. A concorrência mínima para cada curso é de três candidatos por vaga.

– Segunda Fase:

Na prova de segunda fase são aplicadas questões específicas sobre o curso escolhido pelo candidato, sendo as provas de Língua Portuguesa e Redação obrigatórias para todos os vestibulandos, habitualmente essa fase ocorre e janeiro de todo ano.

As provas de Matemática Física são prestadas em dias exclusivos. Na segunda fase, dependendo da área de conhecimento, o candidato pode realizar até quatro provas diferentes.

Considerando o vestibular para a USP, as cadeiras mais concorridas são Medicina e Engenharia Aeronáutica. As menos concorridas são Letras e Informática Biomédica.

Depois de prestar prova à FUVEST e ser aprovado para os cursos da USP, o candidato classificado deve ser matricular apresentando foto 3×4 recente e originais e cópias do Certificado do diploma de ensino médio e RG. Não é permitido o aluno da USP cursar outro curso, simultaneamente, em outra instituição pública.

Depois da primeira e segunda chamada, os candidatos não selecionados podem manifestar interesse pelas vagas que restaram da avaliação da FUVEST, analisando a relação em postos de anúncio de vagas e matrículas que constam no manual do candidato.

É necessário acompanhar todas as chamadas do processo seletivo da instituição. No ato da matrícula, o estudante pode se matricular na graduação em que foi aprovado ou desistir da vaga solicitando remanejamento.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Funda%C3%A7%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_para_o_Vestibular

http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2010/02/03/ult798u25810.jhtm

Observação: Artigo redigido a partir de 2010, em caso de atualização sobre a Fuvest, o leitor poderá inserir por meio de comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *