Gerência de projetos

Gerência de projetos.

Por Fernando Rebouças

Também referido como gestão e administração de projetos, é uma área na qual aplica-se know how e todas as ações planejadas num projeto com o intuito de atingir um determinado objetivo pré-estabelecido e alcançar no prazo previsto o retorno pretendido. A gerência de projetos utiliza recursos técnicos e humanos para atingir determinado objetivo com o melhor custo e qualidade.

A gerência de projetos abrange o planejamento, a organização, direção, coordenação, controle e ajustes dos recursos técnicos e humanos de uma empresa ou grupo de trabalho visando concretizar determinado objetivo a curto prazo. Trata-se de uma gestão de projetos para a conclusão dos mesmos.

Segundo o “Project Mangement Institute, é um processo pelo qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto com o intuito de satisfazer necessidades e expectativas dos stakeholders envolvidos no projeto e na empresa.

Esse tipo de gerência pode ser implementada para mitigar os riscos ao ciclo de vida do projeto, otimizando as expectativas positivas das capacidades inerentes ao projeto perante às oportunidades mercadológicas.

Todo projeto depara-se , no ambiente externo, com oportunidades e ameaças, é necessário gerir bem um determinado negócio para que o mesmo seja bem sucedido nas oportunidades, para que o projeto atinja resultados positivos é necessário conhecer bem o público a ser beneficiado por ele, área de atuação e estabelecer de maneira clara os seus objetivos aos colaboradores, apoiadores e receptores de sua elaboração e aplicação.

Enquanto busca-se atingir os objetivos pré-estabelecidos, nesse meio tempo, torna-se possível e necessário um maior aproveitamento de tempo, capital, pessoas, segmento e espaço. Todo projeto deve passar pelo WBS “Work Breakdown Structure”, o que permite “fatiar” o projeto em unidades (etapas) de projeto. Além do WBS, é necessário calcular o orçamento do custo do projeto e as horas de trabalho a serem trabalhadas.

A gerência de projetos é efetuada pelo gerente de projeto, que nem sempre atua nas atividades executoras, mas trabalha o tempo inteiro para inter-relacionar os envolvidos no empreendimento. A sua principal preocupação é reduzir custos financeiros, aproveitar bem o tempo e as capacidades das pessoas envolvidas. O gerente de projetos está sempre atento à qualidade, custo, prazo e a real importância do conteúdo de um empreendimento.

Se preocupa em atender as necessidades do cliente, a adaptar-se às novas tendências e influências externas e ter uma visão geral do projeto, além das tarefas de curto, médio e longo prazo.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos

http://www.microsoft.com/brasil/msdn/tecnologias/carreira/gerencprojetos.mspx

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *