Gestão ambiental

Gestão ambiental.

Por Fernando Rebouças

A gestão ambiental é uma área do conhecimento profissional administrativo que atua em atividades econômicas e sociais, comprometida em gerir da melhor maneira o uso dos recursos naturais nessas atividades. O principal objetivo da gestão ambiental é promover a extração de recursos naturais renováveis ou não dentro de um conceito de trabalho inserido na preservação da biodiversidade, na reciclagem de insumos e redução de qualquer impacto da atividade humana sobre o meio.

Abrange conhecimentos sobre a recuperação de áreas degradadas, reflorestamento, métodos de exploração sustentável, estudos de riscos e impactos ambientais que permitam uma avaliação detalhada caso a caso. É responsável por introduzir a questão ambiental no planejamento de uma empresa.

Quando a gestão ambiental é bem feita, possibilita-se a redução de custos diretos e indiretos no processo produtivo. A diminuição dos custos diretos ocorre na diminuição do desperdício de matéria-prima e de recursos como a água e a energia elétrica. A redução do custo indireto é referente à diminuição da ocorrência de sanções e indenizações que seriam aplicadas à empresa, caso a mesma permanecesse no risco de suas atividades provocarem danos irreversíveis ao meio ambiente, à saúde de funcionários e da comunidade próxima às instalações de produção.

A gestão ambiental é responsável pela inserção da prática da “responsabilidade pós-consumo” na relação empresa, consumidor e resíduos. Cada vez mais, perante às perdas ambientais que o planeta tem sofrido, a opinião pública e as instituições ambientais têm pressionado as empresas na busca de métodos de extração de recurso, uso da matéria-prima, produção e distribuição que sejam mais racionais dentro do contexto da responsabilidade socioambiental.

Para incentivar a gestão ambiental nas empresas, há diversas certificações como a do ISO 14000, concedida a uma empresa reconhecida por trabalhar dentro dos parâmetros da sustentabilidade. A gestão ambiental é uma prática recente nas instituições públicas e privadas.

Dentro de uma empresa, a gestão ambiental incentiva a mobilização de organizações para a promoção de práticas sustentáveis. Além de aprimorar processos, a gestão ambiental também atua na melhoria de produtos, serviços, do ambiente de trabalho e da imagem da empresa.

Dentro das instituições públicas e das ações do governo, a gestão ambiental pode auxiliar no estabelecimento de leis, normas, fiscalização e ajustamento da atuação da própria entidade pública.

Esse avanço sobre a Gestão Ambiental tem demandado uma busca por profissionais especializados em técnicas de gestão ambiental. O profissional pode buscar a sua formação profissional no curso superior tecnológico em Gestão Ambiental. O estudante sairá habilitado em tecnólogo em Gestão Ambiental e será responsável pelo desenvolvimento de projetos para prevenção, redução e eliminação da poluição das águas, mata e solos; planejamento do crescimento de cidades; implementação de programas de reciclagem e de educação ambiental, entre outras responsabilidades.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_ambiental

http://pga.pgr.mpf.gov.br/pga/gestao/que-e-ga/o-que-e-gestao-ambiental

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/profissoes_278754.shtml

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *