Ginástica mental

Ginástica mental

Por Fernando Rebouças

Assim como qualquer parte do corpo e de nossas vidas, a mente também precisa de movimento, ou melhor, de  ginástica. Jogos, métodos de observação e imaginação, cálculos e outros métodos podem ajudar a tranquilizar ou a ativar a mente e, ao mesmo tempo, exercitar áreas específicas do cérebro.

Ter uma boa forma mental é tão importante quanto ter uma boa forma física. A saúde mental é importante para ampliar a nossa capacidade de raciocínio, o nosso bem-estar psicológico e físico e fortalecer nossas capacidades.

Atividades físicas como uma caminhada também ajuda a oxigenar o nosso cérebro, e jogos envolvendo o uso de números, figuras e cores ativam a nossa memória. Acrescentando a leitura e qualquer processo de aprendizado para acelerar a nossa capacidade cognitiva.

Recentemente, a editora Vozes publicou no Brasil, a obra “Ginástica Mental” do escritor Jorge Batllori Aguilà, doutor em Geologia pela Universidade de Barcelona e mestre em Engenharia e Gestão Ambiental. O livro dele apresenta 101 jogos para melhorar a memória e a atenção.

Por meio de mentalização, imaginação e elaboração de matérias o livro oferece jogos que utilizam afirmações, palavras trocadas, números, figuras entre outras tarefas que podem aprimorar as habilidades mentais de um ser humano. O autor define a diferença entre três tipos fundamentais de memória:

– Memória sensorial e imediata : acontece de forma automática perante um fato fora do controle da consciência.

– Memória de curto prazo : também conhecida como memória operativa, permite ao ser humano recordar de nove elementos durante 10 ou 15 segundo.

– Memória de longo prazo: é a memória mais abrangente que permite a recordação de elementos do início ao fim de suas formas e registro no tempo.

Conheça mais  o livro:

http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/DetalheProdutoCommerce.aspx?ProdId=8532651321

Capa:

 

,
One comment on “Ginástica mental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *