Grau do substantivo

Grau do substantivo

Na gramática, o substantivo indica a essência, é considerada a classe gramatical que significa a substância, ou seja, nomeia seres, lugares e sentimentos. Neste artigo vamos destacar o grau dos substantivos.

Um determinado substantivo pode estar no aumentativo ou no diminutivo. Estará no aumentativo se tiver a ideia de tamanho maior que o normal; e no diminutivo, se expressar a ideia de tamanho menor que o normal.

Por exemplo:

Diminutivo  de cão é cãozinho ou cão pequeno;

Aumentativo de cão é canzarrão ou cão grande;

Nos primeiros casos exemplificados acima (cãozinho e canzarrão) utilizamos o diminutivo e aumentativo sintéticos pelo uso de terminações. Quando utilizamos palavras como “grande” e “pequeno” (nos segundos exemplos) utilizamos o aumentativo e diminutivo analítico.

No caso do aumentativo e diminutivo sintéticos temos os regulares e irregulares.

– O aumentativo sintético regular pode ser identificado quando acrescentamos o sufixo “ao” ou “zão”, como nos exemplos cabeção e pezão. Os irregulares são identificados quando utilizamos outros tipos de sufixos, por exemplo: cabeçorra, timaço e corpanzil.

– O diminutivo sintético regular é identificado quando utilizamos os sufixos “inho” ou “zinho”, como nos exemplos: cabecinha, cãozinho e pezinho.O diminutivo sintético é considerado irregular quando utilizamos outros tipos sufixos como ocorre em casebre, farolete e ilhota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *