Gregory Perelman (Teorema de Poincaré)

Gregory Perelman (Teorema de Poincaré).

Por Fernando Rebouças

Matemático russo nascido 13 de junho de 1966, Grigori Yakovlevich Perelman é autor de uma demonstração da conjetura da Geometrização de Thurston, um caso particular pertencente à Conjetura de Poincaré, um dos grandes enigmas da matemática.

Ao demonstrar a solução tornou-se num forte candidato para receber a Medalha Fields e do Prêmio Clay. Mas após ter apresentado a solução, Perelman recusou a Medalha Fields.

No mês de março de 2010, foi reconhecido por resolver os sete desafios do milênio, o desafio foi criado pelo matemático Jules Henri Poincaré, num problema que estimava que qualquer espaço tridimensional sem furos poderia ser equivalente a uma esfera esticada.

Os matemáticos posteriores à Poincaré acreditavam que o problema estava correto, mas não haveria meios para, através de uma algébrica sólida, elevar a conjetura à categoria de um teorema.

O problema proposto era tão complexo que incentivou o Intituto de Matemática de Clay a considerá-lo um dos sete desafios do milênio. Caso alguém conseguisse resolver, o desafiante vencedor receberia um prêmio de 1 milhão de dólares.

O desafio foi apresentado na internet e em publicações especializadas, Grigori Perelman resolveu, mas recusou o prêmio de 1 milhão de dólares. Perelman passou a ser considerado um gênio enigmático, um dos homens mais inteligentes do planeta por ter resolvido um dos problemas matemáticos mais difíceis, o Teorema de Poincaré.

É um homem avesso à fama, acredita que a matemática o decepcionou e que considera as premiações irrelevantes. Desde 2003, Perelman esteve desempregado vivendo com a mãe nas proximidades de Leningrado, após sentir-se decepcionado com a matemática abandonou o Instituto de Matemática de Steklov.

No Teorema de Poincaré, a conjetura do teorema afirma que a variedade tridimensional fechada e o grupo fundamental trivial é homeomorfa a uma esfera tridimensional. Nesse contexto, a superfície tridimensional de uma esfera é o único espaço fechado de dimensão 3, na qual todos os contornos ou vias podem ser escolhidos para atingirem um simples ponto.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjectura_de_Poincar%C3%A9

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grigori_Perelman

http://www.vidauniversitaria.com.br/blog/?p=12294

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *