História do Brasil para o ENEM

História do Brasil para o ENEM

As matérias relacionadas à História do Brasil podem exigir bastante conhecimento do candidato nas provas do ENEM, mas são uma grande oportunidade para o estudar aumentar a sua pontuação nas provas.

Para orientar os estudantes, selecionamos as três matérias de História do Brasil que mais caíram nas provas do ENEM dos últimos anos, veja a seguir.

1 – Brasil República

Questões envolvendo temas e tópicos do período Brasil República foram as que mais caíram nas provas do ENEM desde 2009. O período “Brasil República” é o período mais recente de nossa história, iniciou com a Proclamação da República em 1889 e abrange a República Velha, a Era Vargas, República Populista, Ditadura Militar e a Nova República.

2 – Idade Moderna

O segundo tema que mais caiu no ENEM se refere à Idade Moderna, período entre o século XV e XVIII no Ocidente. A Idade Moderna terminou com a Revolução Francesa e seu início teve nas monarquias absolutistas o seu grande marco na formação da Europa.

3 – Idade Contemporânea 

A Idade Contemporânea começou com a Revolução Francesa e permanece até o dias atuais no início do século XXI. Esse período começa com as ideias iluministas e pelo capitalismo.

A História do Brasil

Vale ressaltar que a História do Brasil sofre influências de cada período histórico no mundo. Desde o mercantilismo marítimo no período pré-colonial até o processo de amadurecimento da globalização neoliberal com a presença de novas economias emergentes entre os anos 1990 e 2000.

A formação da sociedade, dos polos produtivos econômicos, da política e cultura brasileira são aspectos sempre abordados em provas de redação e objetivas no ENEM.

O livro “A História do Brasil para quem tem pressa” de Marcos Costa, publicado pela editora Valentina revela que o Brasil nem sempre foi um lugar de progressos, em relação ao Brasil no início do século XIX, o autor descreve:

“O Brasil do século XIX é um paquiderme que caminha lentamente, de forma anacrônica, obsoleta e decadente em relação às grandes transformações pelas quais passava o mundo ocidental. O século XIX surge sob o signo do progresso e da industrialização. No Brasil, em 1785, na contramão desse progresso, mas atendendo às exigências da Inglaterra, Portugal manda extinguir todas as manufaturas têxteis do país, condenando-o a se tornar um mero fornecedor de matéria-prima.”

(pág 64).

Ter conhecimento sobre a história do Brasil ajuda a identificar não somente as respostas corretas, mas também a desenvolver olhar crítico sobre a realidade do país tendo base para elaboração de redação.

Conheça mais o livro: http://editoravalentina.com.br/livro/265/a-historia-do-brasil-para-quem-tem-pressa   

A História Do Brasil para Quem Tem Pressa'

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *