História do Cinema (livro)

História do Cinema (livro)

Ir ao cinema ou acessar um conteúdo audiovisual a partir do smartphone são experiências de expectadores da sétima arte, a arte do cinema que cumpre a missão de contar histórias através de narrativas visuais que unem a imagem e som. Mas, até o final do século XIX, assistir imagens em movimento numa tela ainda era um sonho para quem somente imaginava algum movimento presente em quadros e fotografias compostos com imagens estáticas.

O livro “A História do Cinema para quem tem pressa” apresenta a oportunidade para o leitor conhecer o surgimento e a evolução da sétima arte. Leia um trecho do livro a seguir.

“Afinal, quem inventou o cinema?

Dizem as enciclopédias que o cinema foi inventado pelos Irmãos Lumière em 28 de dezembro de 1895, mas a rigor não é possível determinar um dia exato, nem mesmo uma única paternidade para essa invenção. A procura por um aparato técnico que registrasse com razoável qualidade as movimentações da natureza era centenária. Foram vários inventores, técnicos, cientistas e pesquisadores que fizeram parte da “pré-história” do cinema, ou seja, da busca pelas imagens em movimento, antes de 1895. As primeiras experiências se basearam nas milenares Lanternas Mágicas chinesas, espécie parente do projetor de slides, uma caixa à prova de luz, com uma vela acesa dentro, que projetava sombras, silhuetas e pequenos desenhos a uma plateia com muita boa vontade”.

(pág. 14)

O livro lembra que a invenção do cinema técnico e industrial ocorre num processo de rápidas mudanças pelas quais o mundo passava na segunda metade do século XIX. A obra também apresenta detalhes sobre a evolução do mercado e das produções ao redor do mundo, principalmente, em Hollywood.

Conheça o livro: http://editoravalentina.com.br/livro/496/a-historia-do-cinema-para-quem-tem-pressa 

A História do Cinema para Quem Tem Pressa'

, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *