História Moderna (livro)

História Moderna (livro) 

Podemos estudar a Época Moderna e analisar as mudanças ocorridas a partir da Idade Média. Nos livros, o século XVI é apresentado como o século do Alto Renascimento, fase na qual tivemos a consolidação de valores modernos, do individualismo e da subjetividade, incluindo o processo de constituição da sociedade burguesa ocidental.

Enquanto que os séculos XIV e XV foram marcados pelo feudalismo, no século XVII foi marcado por um incômodo social e de uma crise dos valores feudais. Portanto, antes da eclosão do período da Modernidade, houve diferentes níveis de mudança no pensamento humano a respeito do ordenamento social, político e econômico.

Para analisar esses fatos históricos de maneira mais profunda, a editora vozes publica no Brasil o livro “História Moderna – Os momentos fundadores da cultura ocidental” de Antônio Edmilson M.Rodrigues e João Masao Kamita. Leia a seguir um trecho importante do livro:

“O homem é a medida de todas as coisas, o mago de si mesmo, como afirmam Ficino, Pico e Maquiavel. Esse último, mais que os dois primeiros, descobre que a potência do homem pode acabar em desastre caso não haja um limite que não implica aprisionamento da consciência crítica do homem, mas deve servir-lhe de base para um projeto de vida. O trabalho reflexivo de Maquiavel se liga diretamente a esse objetivo, ou seja, é uma tentativa de eliminar o desastre pela via do uso pragmático da liberdade na construção do espaço da política. O homem é o mundo enquanto produtor da liberdade, revelador das essências das coisas e construtor da realidade”.

(pág. 44 e 45)

Conheça mais o livro: http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/DetalheProdutoCommerce.aspx?ProdId=8532658105

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *