A História Secreta dos Papas

A História Secreta dos Papas (livro).

Por Fernando Rebouças

O livro “A História Secreta dos Papas” escrito por Brenda Ralph Lewis, discorre sobre a história de liderança na Igreja Católica em diferentes épocas de nossa história e, em muitos casos, como alguns papas agiam de maneira contrária aos ensinamentos bíblicos cristãos.

O livro mostra que, durante a Idade Média, muitos sumos sacerdotes praticavam conspirações, assassinatos, pecados e bruxarias. Há história de castramento de um dos cardeais feita sob autorização de João XII e a incrível história do papa Estevão VII que mandou desenterrar seu antecessor, o papa Formoso, para julgá-lo e jogá-lo no Rio Tibre.

No livro também há relatos sobre a fase das Inquisições criminosas, dentre as quais, Galileu Galilei foi um dos perseguidos, que se safou por ter negado todas as verdades científicas que havia pronunciado anteriormente. Apesar das negações, Galileu teve que cumprir prisão domiciliar.

Ainda sobre João XII, diversos bispos tentaram retirá-lo da cadeira máxima da Igreja Católica, mas o papa João XII só sossegaria os seus abusos de autoridade depois de ser pego pelo marido de sua amante e morto pelo mesmo.

Segundo relatos, o papa João XII havia dormido com as prostitutas de seu pai e chegou ao cúmulo de manter relações secretas com sua própria mãe. João XII presenteava as suas amantes com cálices de ouro da Igreja de São Pedro, e diversas jóias.

João XII roubava as oferendas doadas pelos peregrinos, e as utilizavas em apostas de jogos. Depois de algum tempo. Os cidadãos de Roma furiosos com os abusos do papa. Com medo, João XII  resolveu roubar a igreja de São Pedro e fugir para Tívoli, a 27 quilômetros de Roma.

Mesmo no exílio manteve-se como papa, ameaçando os seus opositores a excomungação caso o retirassem da liderança da Igreja Católica. O livro ainda esclarece que, a excomungação é a pior penalidade expressa por um papa.

Além das hitórias dos papas, o livro é repleto de ilustrações da era Medieval e de fases posteriores. O livro ganha procura nas livrarias em decorrência das recentes denúncias de abusos envolvendo sacerdotes em todo o mundo, e sobre a opinião popular contra a Igreja de proibir o uso da camisinha e outros métodos contraceptivos.

Referências:

 

http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=1096&pag_id=22058

http://audienciaetv.com/tag/a-historia-secreta-dos-papas/

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *