Horticultura

Horticultura

Por Fernando Rebouças

Área científica referente ao estudo de técnicas de produção de plantas para o mercado consumidor. Abrange técnicas de fitotecnias em espécies de alto valor mercadológico e nutricional. Acredita-se que o termo “horticultura” tenha origem no uso da palavra “olericultura”, sendo passível de afirmações.

Etimologicamente, o termo “olericultura” significa hortaliças , no Brasil esse termos refere-se à cultura dos legumes e, em Portugal, faz referência como sinônimo de herbáceo. Nos EUA, o termo “olericulture” designa disciplinas de estudo em hortaliças.

A horticultura, além da produção de hortaliças, abrange atividades na produção de frutas, vegetais, flores de corte, flores de vaso, mudas e jardinagem. Está relacionada com métodos de plantio, cultivo e administração produtiva.

Nos países desenvolvidos, essa atividade cresce e se mantém de maneira vertiginosa, aliando oportunidade de mercado com avanço tecnológico. Além das regiões rurais, há a instalação de propriedades de horticulturas próximas dos grandes centros.

O Brasil tem buscado um intercâmbio com países mais avançados em técnicas de horticultura, além de possibilidades de parceria e negócio. São estudos em técnicas de plantio, novas tecnologias e análise de propriedade sofisticada.

No Brasil, temo a Empraba Hortaliças, situada em Brasília. A Embrapa Hortaliças foi responsável pelo envio, em 2010, de uma missão de cooperação de produção agrícola no Haiti. A missão foi financiada pela Agência Brasileira de Cooperação e beneficia a associação de produtores Afè Nèg Combite (ANC), composta por mais de 5 mil agricultores.

O projeto compreende a implantação de vinte unidades demonstrativas em áreas de diferentes comunidades, microclimas e tipos de solo. A associação recebe toda a orientação da Embrapa, cujas espécies a serem cultivadas são escolhidas mediante às demandas locais de maneira participativa.

São estabelecidos campos de produção de banco de sementes, com o intuito de produzir sementes de alface, brócolis, repolho, tomate, pimentão, berinjela, abóbora, quiabo, feijão-vagem, ervilha, cenoura entre outros artigos de primeira necessidade alimentar dos haitianos.

Numa visão geral, a horticultura lida com o manejo de fertilidade, compostagem, adubo verde, preparo do solo, controle de erosão, e a produção em si, seja a produção ampla ou específica de culturas.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Horticultura

http://www.embrapa.br/embrapa/imprensa/noticias/2010/junho/1a-semana/embrapa-hortalicas-vai-intensificar-atividades-no-haiti

http://dalmeida.com/hortnet/apontamentos/olericultura.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *