Intemperismo

Intemperismo

Meteorização ou intemperismo é um processo de alteração física e química de rochas e de suas estruturas minerais. O intemperismo é um agente importante na formação de solos e relevo.

Existem dois tipos de intemperismo, o químico e o físico. Leia a seguir a descrição de cada um.

Intemperismo químico : processo no qual há a quebra da estrutura química dos minerais existentes que compõem a rocha ou sedimento de origem. Nesse processo, as rochas sofrem de decomposição. A intensidade desse processo de intemperismo sofre influências da temperatura, pluviosidade e vegetação.

Intemperismo físico : desintegração da rocha ou do sedimento de origem sem alteração química dos minerais que constituem a rocha. Esse processo gera uma desagregação de fragmentos em tamanhos menores em comparação ao tamanho inicial do material. O intemperismo físico pode colaborar com o químicos e ocorre com maior facilidade em regiões de clima semiárido e desértica.

O intemperismo gera o regolito, popularmente referido como um conjunto de material alterado e em seu último estágio o solo onde já ocorre um processo de lixiviação associado à matéria orgânica. Em todo o seu processo, o intemperismo sofre influências do clima, relevo, rocha-mãe, tempo, fauna e flora e ações do homem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *