Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro

Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Por Fernando Rebouças

A Jornada Mundial da Juventude católica tem sua origem em 1984, ano em que foi celebrado o Encontro Internacional da Juventude celebrado pelo Papa João Paulo II na Praça São Pedro, no Vaticano. No ano de 1984 , a igreja comemorou o Ano Santo da Redenção.

Na ocasião o Papa João Paulo II entregou aos jovens a Cruz que seria considerada nos anos seguintes como um dos símbolos da JMJ, a referida Cruz da Jornada. O ano seguinte, em 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. No mês de março desse ano, o Vaticano sediou o encontro internacional de jovens, durante o evento o Papa institucionalizou a Jornada Mundial da Juventude.

Desde então, o evento acontece a cada dois ou três anos numa cidade diferente. A próxima Jornada Mundial da Juventude acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, referida como a 38ª jornada.

A ideia do Brasil sediar esse evento surgiu em 10 de maio de 2007, durante a visita do Papa Bento XVI ao país. No Estádio do Pacaembu, a Igreja Católica do Brasil, por meio de Dom Eduardo Pinheiro, sugeriu que a Jornada Mundial da Juventude fosse realizada logo no Brasil.

No dia 21 de agosto de 2011, o então Papa Bento XVI confirmou que a 28ª jornada seria realizada no Rio de Janeiro, com o tema versículo do Evangelho de Mateus: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações! (Mt 28, 19)3.No mesmo ano, o Brasil recebeu a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, principais símbolos da jornada. Porém, após a renuncia do Papa Bento XVI em fevereiro de 2013, o papado foi assumido pelo Papa Francisco, cuja primeira visita ao Brasil e à América do Sul será realizada durante o evento.

Desde setembro de 2011, os símbolos da jornada circulam pelo país com o intuito de reforçar a fé católica e divulgar o compromisso do evento. A Cruz já passou pela Europa, Ásia, África e Oceania.

Referências:

http://www.rio2013.com/pt/a-jornada/historia-da-jornada

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornada_Mundial_da_Juventude_de_2013

http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/04/simbolos-da-jornada-mundial-da-juventude-chegam-ao-rj.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *