Jornalismo Público

Jornalismo Público

Por Fernando Rebouças

Segundo Rui Barbosa, o jornalista é político do povo, e podemos ampliar esse entendimento no conceito da aplicação da profissão como um serviço prestado à sociedade. Afinal, a notícia e o conteúdo de uma plataforma noticiosa é uma prestação de serviço importante para pessoas, empresas e governos.

Ter acesso è informação é um direito. Mas, entre os diferentes gêneros jornalísticos, editorias e veículos, onde está situado o papel de analisar a missão e os resultados do trabalho jornalístico?

Danilo Rothberg, autor do livro jornalismo público, publicado pela editora Unesp,destaca que, nos regimes autoritários, a prática de apuração e publicação de uma notícia é direcionada à atender os interesses do estado, sendo controlado e servil. Na democracia liberal, o jornalismo atua com liberdade de conteúdo e opinião, gerando um amplo nível de liberdade e de direito à informação e no uso da mesma para o amadurecimento da cidadania moderna, principalmente, a liberdade de expressão.

Nos dias atuais, os diferentes conceitos de jornalismo público se confundem com o propósito de instalar no país o desenvolvimento de um sistema público de comunicação, mantido com verbas públicas, mas sem influências do governo. Porém, as leis estabelecidas por Estados e seus governos são aprovadas e aplicadas para garantir  a produção e o  acesso à notícia de forma ética e adequada.

Em seu livro, Rothberg ainda aprofunda:

“Em geral, já é notório entre críticos da mídia que o Estado assumiu, nos países europeus, a função de zelar pela qualidade do conteúdo veiculado por meio das tecnologias que tornaram realidade a comunicação de massa, em especial a televisão e o rádio. O poderpúblico o fez por que constatou um quadro de extrema vulnerabilidade, dado por fatores econômicos e políticos bastante conhecidos. A intervenção estatal ocorreu tanto na forma da manutenção de canais públicos, que procuram atender a demanda coletiva por programação de qualidade, ajustada a ideiais mais elevados de formação, informação e cultura (…).”

Nos dias atuais, o conceito de jornalismo público passa por um processo de renovação, considerando as novas plataformas digitais de acesso à informação, sendo necessário considerar o que será público, autoral e comercial.

Mais informações sobre o livro “Jornalismo Público”:

http://www.livrariaunesp.com.br/livrariaunesp/produto/18181/jornalismo+publico

Capa:

 

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