Lições de Vida com Freud e Nietzche

Lições de Vida com Freud e Nietzche (livros)

Por Fernando Rebouças

Sempre buscamos as melhores lições de vida para vivermos bem. Mas, além dos conselhos de nossos amigos, podermos encontrar boas lições nos livros. A editora Zahar lançou no Brasil a coleção de livros de bolso “Lições de Vida”, destacamos neste artigo os dois volumes que relatam as lições de Freud e Nietzche.

O volume “Lições de Vida – Nietzche” foi escrito por John Armstrong que, logo na abertura do livro, lembra que “ninguém nasce sabendo pronunciar  Nietzche”. Descrever a vida, a sabedoria e os principais pensamentos do filósofo alemão é desafiante, leia a seguir um trecho do livro:

“Às vezes somos obrigado a reconhecer – e com alguma sorte superar- tendências arraigadas em nosso caráter. Talvez precisemos de uma forte dose de algo que nos falta. Não é toda a verdade, mas uma parte da verdade que precisa de nossa atenção, pois é o pedacinho que falta. Nietzche achava que muitas vezes nos comportamos (sem nos dar conta) de maneira passiva e reativa. Não pensamos nem sentimos ou agimos por nós mesmos.”

Em outro volume, “Lições de Vida – Freud”, escrito por Brett Kahr, é possível aprender com a vida e o pensamento de um dos fundadores da psicologia moderna e Kahr o descreve da seguinte maneira:

“Em 1938, Sigmund Freud fugiu com a família da ameaça nazista na Áustria, refugiando-se em Londres. Passou o último ano de vida numa bela residência em  Swiss Cottage, que seria transformada em Museu Freud em 1986. Ainda muito jovem, tive o privilégio de trabalhar no museu durante um ano, pouso depois de ser aberto ao público. Tínhamos, naturalmente, uma loja de suvenirs, como qualquer outro museu, vendendo cartões-postais do divã de Freud e outros objetos; e nos orgulhávamos do extremo bom gosto da loja.”

Os livros possuem perfis biográficos e analíticos sobre as linhas de pensamentos dos dois grandes nomes do conhecimento humano. Leituras indicadas para estudantes, professores e interessados nos temas.

Conheça os livros: http://www.zahar.com.br/blog-editora/post/li%C3%A7%C3%B5es-de-vida-de-freud-e-nietzsche 

Para pedir: http://zahar.com.br/livro/licoes-de-vida-freud

http://zahar.com.br/livro/licoes-de-vida-nietzsche

Capas:

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *