Marketing de A a Z – Livro de Philip Kotler

Marketing de A a Z – Livro de Philip Kotler

Por Fernando Rebouças

 

O marketing não é apenas sinônimo de vendas e sua área de atuação não se preocupa somente com as vendas, mas com todo o trabalho que antecede e procede o ato da venda. O marketing está presente na ideia inicial de um produto e serviço, no planejamento, na determinação de um público-alvo, no processo de distribuição e logística que a produção que determinado produto exigirá, na promoção e na comunicação para projetar a marca e o produto no mercado. Considerando o capital humano e intelectual, também está presente no treinamento dos vendedores, no pós-venda e em todos os canais de  informações e tarefas que demandam conhecimento teórico e prático em relação ao mercado.

Tradicionalmente, o marketing é conceituado como a área que visa atender necessidades e desejos de clientes através de produtos e serviços cuja qualidade e quantidade possam atingir e satisfazer determinada demanda no mercado. Segundo Philip Kotler, no livro Marketing de A a Z, editado no Brasil, pela editora Campus Elsevier:

“Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores. As palavras-chave dos profissionais de marketing são qualidade, serviços e valor.”

Segundo o próprio Kotler, depois da era do produto e da era do serviço, vivemos a atual era do cliente. No mercado digitalizado e sobrecarregado de produtos e serviços de qualidades similares, o cliente  se tornou o ator principal no processo de compra, satisfação e informação do produto e serviços adquiridos. E, em muitos casos, ele determina a criação de novos produtos.

Para se destacar nesse mercado focado no cliente, o livro “Marketing de A a Z de Philip Kotler” oferece 80 c0nceitos de marketing essenciais para profissionais, pesquisadores, professores e estudantes da área. Tópicos como diferenciação, design, ativos tangíveis e intangíveis, entre outros temas são explicados de maneira teórica e prática.

Pensar no marketing como uma área abrangente e não somente como um departamento vinculado às vendas ou ao monitoramento de público de uma empresa é o primeiro passo que o leitor aprende na leitura deste livro. Leitura obrigatória para quem quer iniciar e se aprimorar nos estudos desta área.

Imagem da capa:

Conheça mais o livro:

http://www.elsevier.com.br/site/produtos/Detalhe-Produto.aspx?evp=VolAulas15.1&tid=1398&seg=6&cat=257&tit=MARKETING%20DE%20A%20A%20Z

 

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