Marketing digital: sucesso ou furada?

Marketing digital: sucesso ou furada?

Por Fernando Rebouças

O marketing digital é conceituado como um conjunto de ações e ferramentas que visam posicionar marcas, produtos e serviços nas plataformas digitais. As iniciativas do marketing digital também são planejadas para o relacionamento com o cliente e para a veiculação de informações inerentes ao negócio de sua empresa.

O marketing digital no empreendimento precisa traduzir a visão e a missão de sua empresa. Numa compreensão simples, a visão de seu negócio se refere ao objetivo que você quer atingir com a sua marca, produto e serviço, ou seja, está ligada às aspirações de sua empresa. A missão se refere à essência de seu negócio, o que a sua empresa ou marca faz de melhor, por exemplo:

– Fiat – Fabricante e montadora de carros

Missão: Produzir e oferecer carros populares e de alto desempenho para seus clientes;

Visão: Ser a maior fabricante de carros e motores do planeta Terra no século XXI.

Essa percepção deve estar  incorporada no marketing digital e no empreendimento de sua empresa ou na elaboração de um determinado projeto na empresa onde você trabalha. A partir do momento que você possui um produto e serviço desenvolvido, consolidado e pronto para ser testado e lançado, a sua marca necessitará observar o comportamento de seu público-alvo (target)  perceptível nas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e preparar o conteúdo informacional e publicitário que irá veicular na sua comunicação digital.

Tornar a sua marca conhecida, ofertar os seus produtos e serviços, gerar o interesse do público em relação às mensagens de sua empresa e converter esse interesse em vendas e fidelização do cliente; esses são os principais passos do marketing digital no empreendimento e no projeto de comunicação da empresa. Dentre os resultados dessas ações de marketing no empreendimento está o sentimento de proximidade que o cliente sentirá com o conteúdo veiculado, além da satisfação do cliente ao consumir os produtos de sua empresa. São sentimentos que o marketing conceitua como experiência com a marca e o produto e os valores que expressam, essa s experiências são, atualmente, registradas pelos clientes nas redes sociais. Acompanhar a opinião de seus clientes possibilita monitorar e resolver reclamações oriundas de questões  isoladas como o atraso na entrega dos produtos, queda da qualidade dos serviços e demais situações indesejáveis que devem ser resolvidas o quanto antes para não denegrir a reputação positiva que a sua empresa construiu com muito esforço.

Oferecer produtos e serviços de qualidade, atualmente, é o principal objetivo de todas as empresas compromissadas com seus clientes, mas  não deve ser a única preocupação de sua empresa. É necessário estar presente nas redes sociais e estar sempre disponível para atender o seu cliente, mantendo a reputação de sua empresa.

O marketing digital no empreendimento de uma pequena empresa permite atingir importantes grupos potenciais de consumidores e tornar as mensagens mais acessíveis e virais. Em casos específicos é necessário pagar para anunciar em programas de links patrocinados como o Google Adwords e Facebook Ads, mas, independente se a sua empresa está anunciando ou não, mantenha atualizado o site, o blog e as redes sociais de sua empresa focando sempre na necessidade de seu público-alvo. O marketing digital no empreendimento de sua empresa precisa antecipar as necessidades de seus clientes e a visão de seus concorrentes, principalmente, construindo e mantendo a presença de sua empresa no segmento de mercado no qual ela atua.

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