Matriz energética

Matriz energética.

Por Fernando Rebouças

Nos últimos anos, todos os países do mundo são desafiados a ampliar a capacidade de produção energia, mas, com a implantação de matriz energética limpa e sustentável, capaz de respeitar o meio ambiente. Porém, o que é matriz energética?

A matriz energética é conceituada como o conjunto de fontes de energia possíveis de serem extraídas e distribuídas à sociedade e às principais regiões industriais, urbanas e rurais de um país. Dentre as matrizes podemos destacar o petróleo, o gás, o carvão, o álcool, reservatório hídrico, lenha, e fontes limpas e renováveis como a solar e a eólica.

O conjunto de diferentes fontes de energias torna a matriz energética de um país menos vulnerável à falta de energia. Ter fontes de energias é essencial para o desenvolvimento econômico de um país e para a qualidade de sua população.

A energia elétrica é essencial para a produção industrial, agrícola, prestação de serviços e bem-estar social. As matrizes energéticas são classificadas como renováveis e não renováveis. O petróleo, por exemplo, é uma fonte de energia não renovável; a eólica, energia solar, é renovável.

Matriz energética brasileira

No Brasil, toda energia disponível para abastecer as atividades econômicas são referidas como OIE (Oferta Interna de Energia) ou Demanda Total de Energia ou Oferta Total de Energia Primária, cujo termo e m inglês é IPES (Primary Energy Supply), termos utilizados para compreender a relação entre energia e população e relação entre energia e emissões de partículas.

Em 2012, no Brasil, o petróleo correspondeu por 39,4% da matriz do país, o gás natural por 11,5%, e o carvão mineral por 5,4%, perfazendo um total 56,3% de combustíveis fósseis.  Nas fontes renováveis, a hidráulica contribuiu com 13,9%, os produtos da cana com 15,4%, a lenha com 9,1% e outras bioenergias com 3,9%, somando 42,3% de renováveis.  A participação da energia nuclear ficou em 1,4%.

Referências:

http://www2.elektro.com.br/elektroescolas/atividades_matriz.asp

http://www.tosabendomais.com.br/portal/assuntos-quentes.php?secao=&idAssunto=92&idArea=3&acao=VerCompleto

http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/matriz-energetica

http://envolverde.com.br/rse/matriz-energetica/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *