Michel Foucault – Conceitos Fundamentais

Michel Foucault – Conceitos Fundamentais

As obras e as conclusões de Michel Foucault merecem ser lidas, relidas e analisadas, principalmente, em tempos de indecisões e de incompreensões como os atuais. O filósofo francês Michel Foucault nasceu em 15 de outubro de 1926 e faleceu em 25 de junho de 1984, e apesar do tempo seus estudos possuem forte utilidade para o pensamento da sociedade.

Em sua vida acadêmica desenvolveu teorias em relação ao poder e o conhecimento e como seriam utilizados como forma de controle social através de instituições sociais. No decorrer de sua vida foi rotulado de pós-estruturalista e pós-modernista, mas sempre dispensou esses rótulos.

A obra “Michel Foucault – Conceitos fundamentais” editado por Dianna Taylor e publicado pela editora Vozes no Brasil, oferece para os leitores uma profunda releitura dos aspectos do pensamento de Foucault, como nos trechos a seguir.

“Foucault não defende nenhuma forma de liberdade metafísica. Tampouco nega a liberdade metafísica. Considera-se frequentemente que ele negue a liberdade metafísica, uma vez que ele descreve uma série de restrições que descreve, conforme ele insiste repetidas vezes, não são restrições metafísicas, mas historicamente dadas”.

(pág 101)

“Vigiar e punir: nascimento da prosão, (livro) de Michel Foucault, publicado em 1973, contém sua exposição mais famosa e elaborada do poder disciplinar. Uma visão panorâmica das análises anteriores e posteriores revela, no entanto, que este conceito surgiu em estágios sobrepostos e serviu a uma variedade de propósitos. De cerca de 1973 até 1976, em análises da punição da protopsiquiatria, da criminologia e da guerra racial, Foucault tentou articular o poder disciplinar em contraposição ao poder soberano.

(pág 41)

Além das relações de poder estabelecidas e de suas consequências sociais, os pensamentos de Foucault permite enxergar o nível de identificação do indivíduo com a sociedade e o estado, permitindo outros aspectos de estudos.

Conheça o livro: http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/DetalheProdutoCommerce.aspx?ProdID=8532656862&

Capa:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *