Michel Foucault

Michel Foucault

Por Fernando Rebouças

Nascido em 15 de outubro de 1926, em Paris, Michel Foucault ficou conhecido como um dos maiores filósofos do século XX, também atuou como historiador de ideias, teórico social, crítico literário e filólogo. Faleceu em 25 de junho de 1984.

Os seus estudos se concentraram no poder e no conhecimento e como os mesmos seriam aplicados no controle social empregado pelas instituições, nunca aceitou o rótulo de pós-modernistas, pois classificava os seus estudos como uma crítica da modernidade. Foucault redigiu estudos sobre sexualidade, psiquiatria, medicina, prisões e a respeito da história do pensamento ocidental.

No final da década de 1970, Michel Foucault apresentou no College de France dois cursos em que realizou uma genealogia do Estado moderno, “Segurança, território e população” (1978) e “Nascimento da biopolítica” (1979). Para resgatar tais pensamentos do filósofo, o sociólogo Geoffroy de Lagasnerie lançou o livro “Última Lição de Michel Foucault, lançado no Brasil pela editora Três Estrelas, leia um trecho:

“De todos os cursos ministrados por Michel Foucautl no Collège de France, “Nascimento da biopolítica” é provavelmente o mais comentado. Por outro lado, e sob muitos aspectos, é certamente o mais controverso. Pois a análise do neoliberalismo sugerida por Foucault, a leitura que ele propõe dos principais teóricos dessa corrente e a interpretação que efetua das políticas que se inspiram nessa doutrina geraram uma grande polêmica: ‘e se Foucault, no fim da vida, estivesse virando um liberal?’ Esse cursos não atestaria que, a partir do início dos ans 1980, ele começava a descer uma ladeira perigosa?”

Conheça mais o livro:

http://www.editora3estrelas.com.br/catalogo/#1?area=?q=Geoffroy%20de%20Lagasnerie

Capa - A última lição de Michel Foucault

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *