Monitoramento nas mídias sociais

Monitoramento nas mídias sociais.

Por Fernando Rebouças

Atualmente, as mídias sociais como Facebook, Twitter e Linkedin permitem a interação entre amigos, stakeholders e a formação de network. Para o uso pessoal a mídia social permite um espaço de compartilhamento de imagens, textos e a organização de parte de sua vida pessoal, social e profissional. Para as empresas, essas redes significam um precioso canal de comunicação, posicionamento e divulgação.

No ambiente mercadológico, os consumidores acreditam mais na opinião de outros consumidores na hora de comprar ou contratar determinado serviço do que na opinião de especialistas contratados pelas empresas. O consumidores, no momento da decisão de compra, se lembram mais da marca que melhor se posicionou nas novas mídias e nas mídias tradicionais do que das marcas concorrentes que não souberam se posicionar e se comunicar nas mídias sociais e nas demais mídias.

Podemos deduzir que as mídias sociais são plataformas para o boca a boca digital (buzz marketing), para a troca de informação e à troca de experiências. Um bom produto precisa gerar as melhores experiências de compra e de uso na vida dos clientes de uma determinada marca, os bons comentários e as boas recomendações.

Porém, para uma empresa se posicionar da melhor maneira nas mídias sociais ela necessita destacar as melhores novidades e benefícios para seus amigos e seguidores virtuais. Observar dificuldades, reclamações, elogios e sugestões dos clientes a respeito da marca e de seus produtos; desenvolver um feedback, capacidade de resposta, e suporte às necessidades do público seguidor/comprador  adaptando os seus produtos e a comunicação ao conjunto das necessidades verificadas.

Para planejar o melhor conteúdo, o melhor relacionamento e as melhores linhas de respostas nas mídias sociais (fatores que devem auxiliar no aprimoramento de produtos e serviços), torna-se necessário o monitoramento das mídias sociais como parte da estratégia de marketing da empresa.

O conteúdo sobre determinado produto não é gerado somente pela empresa, mas também pelos consumidores e pelas suas opiniões.. O monitoramento digital e seu estudo por meio de análise de dados de resultados permite o melhor conhecimento a repeito das opiniões e do comportamento de determinado público; reforçar ou rever o posicionamento da marca e suas ações perante o público-alvo.

Tecnicamente, existem ferramentas de monitoramento gratuitas e pagas, que auxiliam no registro de opiniões qualquer outro tipo de postagem a respeito da marca, produto e promoções; incluindo menções sobre o mercado de atuação e seus concorrentes. Monitorar também é respeitar a privacidade dos seguidores, respeitar e registrar suas opiniões, não discutir, sugerir soluções, posicionar a marca de maneira amigável e corresponder à admiração dos seguidores.

Referências:

http://www.ideiademarketing.com.br/2012/06/28/monitoramento-voce-sabe-o-que-eles-estao-falando/

http://blogmidia8.com/2012/01/10-ferramentas-gratuitas-de.html

http://www.socialmediamonitor.com.br/por-que-monitorar-redes-sociais

 

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