Morte de pedestres no mundo

Morte de pedestres no mundo.

Por Fernando Rebouças

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 270.000 pedestres morrem anualmente no mundo. Esse número equivale a 22% das mortes causadas por trânsito, percentual considerado alarmante pela OMS e pela ONU (Organizações das Nações Unidas).

As mortes consideram situações em ruas e estradas de todo o mundo, a OMS exige aos governos que implementem projetos que aumentem a segurança dos pedestres. No mês de maio de 2013, a OMS lançou a campanha “Segunda Semana Global da ONU para Segurança nas Estradas” em 70 países.

O intuito da campanha é conscientizar as autoridades para a segurança dos pedestres, incentivar medidas de proteção e educação, sendo essas ações inseridas nas metas  da Década Global para a Segurança nas Estradas” que possui o objetivo de salvar 5 milhões de pessoas entre os anos de 2011 a 2020.

Segundo os dados da OMS, 5.000 pedestres morrem nas ruas por semana, uma das principais causas é o desconhecimento das necessidades das pessoas que andam a pé nas vias urbanas há décadas. Essa preocupação exige a criação e construção de um sistema de transporte mais seguro nas cidades.

A OMS relata que o maior índice de mortes de pedestres mortos nas ruas foi registrado na África, 38%. A Ásia apresentou o menor índice, 12%. O Brasil é reconhecido por ter uma das melhores leis de trânsito do mundo, porém, ainda apresenta elevados índices de mortes causadas por acidentes em ruas e estradas.

Em São Paulo

No Estado de São Paulo, no ano de 2011, das 5.394 mortes registradas, 2.114 foram de pedestres, 1.721 de motociclistas, 1.273 de passageiros em veículos, e 286 de ciclistas. No ano de 2010, o número de pedestres atropelados foi 9% menor, com registro de 1.968 mortes. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde. Os automóveis são os principais causadores das mortes, seguido por ônibus e veículos motorizados de duas ou três rodas.  Em 2010, o número de pedestres feridos e internados foi de 10.155; em 2011, esse número subiu para 10.548.

Referências:

http://envolverde.com.br/noticias/oms-afirma-que-270-mil-pedestres-morrem-em-acidentes-nas-ruas-por-ano/

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2013-05-02/morte-de-pedestres-no-transito-lidera-ranking-e-segue-aumentando-em-sp.html

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *