Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Por Fernando Rebouças

Reconhecido na história universal como militar, líder político e imperador, Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio, Córsega,  no dia 15 de agosto de 1789; e faleceu na ilha de Santa Helena, no dia 5 de maio de 1821. Assumiu o posto de imperador da França em 18 de maio de 1804, permanecendo no trono até 6 de abril de 1814, nas últimas fases da Revolução Francesa adotou o nome de Napoleão I. Retornaria ao trono no ano de 1815, entre os dias de 20 de março a 22 de junho.

Como imperador, instituiu a reforma legal, conhecida como Código Napoleônico. No decorrer das guerras napoleônicas, a França conquistou terras e impôs a sua hegemonia em grande parte Europa.  Antes de se tornar imperador, se destacou como militar, durante a Primeira República Francesa, atuando contra a Primeira Coligação e a Segunda Coligação. No ano de 1799, liderou um golpe e se tornou primeiro cônsul. Em 1804, foi proclamado imperador francês pelo senado. Durante o seu governo, as campanhas militares napoleônicas foram vitoriosas, porém, a tentativa de invadir a Rússia enfraqueceu as investidas de controlar todo o continente.

Para evitar a invasão das tropas de Napoleão na Rússia em 1822, os próprios russos tacaram fogo em Moscou para impedir a invasão. Devido ao frio e à falta de alimentos, apenas 25 mil soldados franceses retornaram do conflito. Em 1813, as tropas de Napoleão foram derrotadas em Leipzig pela Sexta Coligação, a mesma coligação invadiria a França em 1814, forçando Napoleão a abdicar do trono e se exilar na ilha de Elba. Ainda em 1815, conseguiu fugir e retornou ao poder, porém foi derrotado na Batalha de Waterloo, em junho de 1815.

Napoleão Bonaparte viveu aprisionado nos seis últimos anos de sua vida na ilha de Santa Helena sob os poderes de britânicos. Napoleão morreu devido a um câncer no estômago, com suspeitas de envenenamento por arsênio.

Apesar dos benefícios que o seu governou concedera à França, as batalhas e as conquistas militares das tropas de Napoleão provocaram um grande número de mortes, algo em torno de 3 a 6 milhões de mortos. Para tentar invadir a Rússia, a França havia reunido cerca de 650 mil homens. Na derrota de Waterloo em 1815, a tropa de Napoleão era composta de 70 mil anos.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte

http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/curiosidades-historicas/2014/05/05/conheca-10-fatos-sobre-a-vida-de-napoleao-bonaparte/

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *