Nietzsche e o livro Além do bem e mal (livro)

Nietzsche e o livro Além do bem e mal (livro)

Por Fernando Rebouças

Nascido na antiga Prússia, de nacionalidade alemã, Friedrich Nietzsche nasceu no dia 15 de outubro de 1844 e faleceu em 25 de agosto de 1900. É considerado um dos mais importantes filósofos do pensamento recente, tendo iniciado na filosofia clássica, mas se destacado ao escrever sobre diferentes assuntos, como a religião, o amor e postura do homem na sociedade.

O livro Além do bem e do mal de sua autoria busca pensar e repensar os caminhos da verdade além das limitações de valores  superficiais, escrito na mesma época de outra grande obra sua, “Zarastustra”, é uma importante dica de leitura para quem tem a curiosidade e a necessidade de conhecer a obra e o pensamento deste filósofo.

Leia a seguir algumas frases de Nietzsche publicadas no livro “Além do bem e do mal”:

“Descobrir amor recíproco naquele a quem ama deveria desenganar o amante acerca do objeto amado. ‘Como! É bastante modesto até amar-te. Ou é bastante tolo? Ou…ou…”

“Ao espírito livre, ao ‘ser piedoso que conhece’, repugna a pia fraus mais ainda que a ímpia fraus. Daí sua profunda incompreensão para com a Igreja, pois faz parte do tipo espírito livre – com sua falta de liberdade.”

“Amar os homens sem uma segunda intenção santificante seja estupidez a mais e uma brutalidade; que a inclinação a amar os homens deva partir de uma inclinação superior à média, à futura, e aos grãos de sal, ao pó de âmbar; quem por primeira vez ‘experimentou’ tal sentimento e viveu segundo ele, por muito que balbuciasse sua língua para expressar um sentimento tão delicado, merece ser venerado(…)”

Conheça mais o livro:

http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/DetalheProdutoCommerce.aspx?ProdID=8532637787&

 

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *