Nosso amplo presente (livro)

Nosso amplo presente (livro)

Por Fernando Rebouças

Qual seria o novo tempo da cultura, o seu futuro e os seus novos conceitos? Ao confrontar as novas percepções culturais com as tradicionais perspectivas “historicista” sobre o tema, o autor do livro Nosso amplo presente, publicado no Brasil pela editora Unesp, Hans Ulrich Gumbrecht oferece novos caminhos de entendimento e propõe uma fuga a temporalidade de raciocínio imposta nos séculos XVIII e XIX.

Não estamos somente num único lugar ou nos expressando de uma única maneira num único lugar físico, a noção da ubiquidade digital permitida pela internet, pelas redes sociais e reforçada pela globalização concede ao ser humano um novo patamar de presença. Na abertura do livro, o autor explana:

“(…) O presente em expansão dá espaço para o movimento em direção ao futuro e ao passado; mas esses esforços parecem redundar no regresso ao ponto de partida. Aqui produzem a impressão de uma ‘mobilização’ intransitiva. Tal movimento imóvel frequentemente revela estar estagnado, revela o fim do propósito dirigido. Então, se o presente estreito da ‘história’ era o habitat epistemológico do sujeito cartesiano, deverá emergir uma outra figura de referência (e de autorreferência) no presente amplo.”

Nascido na Alemanha, em 1948, Gumbrecht é professor titular de literatura na Universidade de Stanford. Conheça mais o livro:

http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788539306008,nosso-amplo-presente

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *