Novo World Trade Center

Novo World Trade Center.

Por Fernando Rebouças

O novo World Trade Center, batizado de Freedom Tower (Torre da Liberdade) é um projeto em construção que substituirá as antigas Torres Gêmeas destruídas no 11 de setembro de 2001. O novo edifício está sendo erguido na esquina noroeste, numa área de 65.000 quilômetros quadrados. A fundação do terreno foi iniciada no dia 27 de abril de 2006.

O projeto ainda inclui a construção mas três edifícios e de um memorial em homenagem às vítimas do 11 de setembro. Desde a queda das Torres Gêmeas, um movimento foi iniciado a favor da reconstrução das torres. Depois de um processo de escolhas de projetos, a do arquiteto Daniel Libekind foi selecionado recebendo alterações para que as novas edificações não ficassem vulneráveis a novos ataques terroristas.

O desenho da aparência das novas torres foi apresentado em 28 de junho de 2005. No novo complexo, a torre mais alta terá 1 776 pés de altura , equivalente a 541 metros, em referência ao ano da independência americana. Na altura de 1.380 pés, 420 metros, número da altura das antigas torres, haverá dois decks panorâmicos.

O novo prédio terá 108 andares, e uma área de 241,5 mil metros quadrados para escritórios. Será reconstruída a Igreja Ortodoxa de São Nicolas em outro ponto do quarteirão.

O memorial em homenagem às vítimas terá o nome de Reflecting Absence (“Refletindo a Ausência”), o nome público do projeto é “Memorial e Museu Nacional 11 de Setembro” com dois quadrados vazios na área antes ocupada pelas antigas torres e um museu construído entre os dois quadrados que conterão os nomes de todas as vítimas.

O projeto do memorial partiu de uma seleção aberta em 2003, que avaliou 5.200 projetos de 63 países. O objetivo do projeto, além de lembrar as vítimas, é incentivar o espírito de união e solidariedade que surgiu no povo americano e de todo mundo após os atentados do 11 de setembro. A Freedom Tower deverá ficar pronta em 2013.

Referências:

http://g1.globo.com/11-de-setembro/noticia/2011/08/ainda-em-obras-novo-world-trade-center-tera-memorial-para-vitimas.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/1_World_Trade_Center

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-vai-ser-construido-no-terreno-do-antigo-wtc

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *