O Poder da Comunicação (livro)

O Poder da Comunicação (livro)

Resenha

Sociedade, comportamento, política, globalização e internet são assuntos que ainda permanecem nas pesquisas do sociólogo Manuel Castells. O autor lança no Brasil, pela editora Paz e Terra (grupo Record) a obra “O Poder da Comunicação”, livro que permite uma reflexão sobre as questões políticas e sociais sob os aspectos das novas tecnologias e da globalização.

Leia um trecho do livro:

“O argumento central apresentado neste livro é que as relações de poder, base das instituições que organizam a sociedade, são amplamente construídas na mentalidade das pessoas através de processos de comunicação. A moldagem de mentalidades é uma forma mais decisiva e duradoura de dominação do que a subordinação de grupos por intimidação ou violência.” (pág. 29)

Press release:

Autor da consagrada trilogia “A era da informação: economia, sociedade e cultura”, o sociólogo espanhol Manuel Castells lança agora no Brasil, pela editora Paz & Terra, a obra O poder da comunicação. Nela, o autor apresenta uma análise minuciosa sobre as relações de poder no século 21, dentro do contexto do surgimento das redes digitais.

Na base das ideias de Castells está a certeza de que as relações de poder que estruturam a cultura, a economia e especialmente a política são sustentadas por processos de comunicação. Esses processos moldam mentalidades de forma profunda e duradoura. “O reino da comunicação é a esfera social onde valores e interesses de atores conflitantes estão comprometidos em disputa e debate para reproduzir a ordem social, para subvertê-la, ou para acomodar novas formas resultantes de interação entre o velho e o novo, o passado de dominação cristalizado e o futuro de projetos alternativos para a existência humana promovidos por aqueles que aspiram a mudar o mundo”, diz o autor em um dos textos introdutórios da obra.

Castells inicia o livro mostrando como, nos últimos anos, a comunicação de massa cedeu espaço para as práticas da intercomunicação individual – que só se tornaram possíveis pelo aparecimento da internet e das redes móveis. A partir daí, se propõe a apontar as conexões entre a dinâmica estrutural da sociedade em rede, a transformação do sistema de comunicação, a interação entre emoção, cognição e comportamento político e o estudo da política e dos movimentos sociais em uma variedade de contextos.

Para sustentar as teorias expostas no livro, Castells recorre também a estudos de caso diversos. O autor apresenta, por exemplo, uma análise da desinformação do público norte-americano em relação à Guerra do Iraque durante o governo Bush. Fala também sobre a campanha presidencial de Obama em 2008, explicando como o uso hábil da internet foi decisivo para levar o político à vitória.

SOBRE O AUTOR

Manuel Castells nasceu em Hellín, Espanha, em 1942. É professor emérito na Califórnia University, em Berkeley, EUA, onde lecionou por 24 anos. Publicou mais de 20 livros. Atualmente é professor de Comunicação na University of Southern California, em Los Angeles.

Conheça  mais o livro:

http://www.saraiva.com.br/o-poder-da-comunicacao-9252601.html

Site da editora:

http://www.record.com.br/grupoeditorial_editora.asp?id_editora=19&pag=2

Capa:

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