O que é criatividade?

O que é criatividade?

Por Fernando Rebouças

A criatividade é uma capacidade humana muito valorizada nos meios acadêmicos, corporativos e culturais. Considerada como o ponto mais sublime da condição humana, a criatividade é identificada em indivíduos que, além de criar algo novo e perceptível, possuem a capacidade de perceber, sentir e se inspirar através de informações não percebidas pelos outros.

A criatividade é um dos caminhos que permitem a evolução da humanidade, principalmente, em momentos de crise socioeconômica quando as pessoas são incentivadas a criar soluções para diferentes problemas. O criativo tem a capacidade de construir, reconstruir, transformar e repensar determinada realidade.

A capacidade criativa está presente em todos os seres humanos, em alguns casos ela está mais aguçada e flui naturalmente independente da formação intelectual do indivíduo, em determinados casos indicada como caso de genialidade, ou seja, um valor de criatividade acima da média.

Porém, cada indivíduo pode ter um perfil de criatividade diferente, alguns podem ter ampla capacidade para desenhos e imagens, outros para sons e músicas. No ambiente corporativo, existem criativos que utilizam o conhecimento da engenharia computacional para criar equipamento de informática mais leves e intelegíveis.

A criatividade poder ser nata e desenvolvida no decorrer da vida, mas o processo da criatividade (o fazer as coisas) depende do conjunto de experiências individual e coletiva vivenciadas.

No livro “Grandes Criativos”, organizado por Celso Loducca e publicado pela editora Papirus, há diferentes níveis de experiências individuais e profissionais na busca de soluções na vida cotidiana, na introdução do livro, Loducca explana o seguinte:

“Está ficando impossível – e quase impossível – a quantidade de vezes por hora que temos que nos deparar com as palavras ‘transformação’, ‘inovação’, ‘criatividade’ e outros termos que, de alguma maneira, embutem o conceito de “fazer diferente”. Hoje virou quase uma obrigação ser criativo”.

A criatividade não está presente no mundo das artes ou das novas tecnologia, todo os setores necessitam de pessoas criativas, que tenham a capacidade de enxergar além do presente e a criar soluções para diferentes tipos de problemas. Portanto, ser criativo não é somente um talento em separado ou somente uma pequena escolha perante grandes desafios.

Conheça o livro Grandes Criativos: http://www.papirus.com.br/livros.aspx?opcao=pesquisa&qual=titulo&descricao=Grandes%20Criativo

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *