O que é Design Thinking?

O que é Design Thinking?

Por Fernando Rebouças

No Brasil, ainda é novidade planejar e aplicar soluções de produção e criação de produtos com a mentalidade de um profissional de design que pensa na aparência, na facilidade e no benefício que determinado objeto desenhado irá proporcionar ao cliente. Pensar como design não somente para modelar um objeto, seria possível?

Porém, segundo Tim Brown, ter a mente e a percepção de um profissional de design pode ser promissor na elaboração de soluções para diferentes desafios tangíveis e intangíveis de uma empresa, marca e produto.

Publicado pela editora Campus / El Sevier, o livro “Design Thinking”, escrito por Tim Brown, CEO da empresa IDEO, diferencia conceitos como inovação e incremento. Renovar ou maquiar uma ideia ou objeto já existente seria apenas um incremento; mas, criar e recriar um objeto ou um projeto de ação composto por novos métodos coloca os profissionais no caminho de uma verdadeira inovação.

Vale ressaltar que, inovação não é somente sinônimo de novas tecnologias. A inovação pode estar presente em todas as formas de produtos, serviços e métodos de organização corporativa e social.

O consultor e escritor, Tim Brown, ainda elucida:

“A Revolução Industrial criou não apenas consumidores, como também uma sociedade de consumidores. A enorme escala necessária para sustentar a economia da industrialização levou à padronização dos produtos, mas também dos serviços associados a eles. Isso resultou em enormes benefícios à sociedade, incluindo preços mais baixos, melhor qualidade e padrões de vida mais elevados. A desvantagem foi que, com o tempo, o papel dos consumidores passou a ser quase totalmente passivo.” (págs. 106 e 107)

O design thinking estrutura e conceitua mais de uma dimensão para o design, sendo a observação e aplicação da inovação como os principais pontos de investigação por parte de um profissional. Sendo necessário não somente criar grupos de trabalhos multidisciplinares (com um membro de cada profissão), mas grupos interdisciplinares (com membros onde cada um tenha conhecimento e formação acadêmica diversificadas) que possam auxiliar na expansão de um projeto.

Conheça  o livro “Design Thinking” de Tim Brown:

http://www.elsevier.com.br/site/produtos/Detalhe-produto.aspx?tid=61083&seg=6&isbn=978-85-352-3862-4&origem=AUTOR&tit=DESIGN%20THINKING

Capa:

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *