O que é liderança?

O que é liderança?

Por Fernando Rebouças

É comum as pessoas confundirem liderança com chefia, mas nem sempre o chefe de uma empresa ou de qualquer tipo de organização é um líder. Numa determinada corporação, o chefe organiza e ordena as atividades de sua equipe de trabalho, exercendo controle e seguindo as normas da empresa.

Normalmente, o chefe costuma ser autoritário, visando somente os resultados na performance de seus colaboradores e no lucro. Obter um cargo de chefia gera um estatus de superioridade e autoridade sobre os demais.

O líder, independente do cargo, é o indivíduo que inspira tendências, comportamentos e atitudes em sua equipe de trabalho. Podendo ocupar um cargo de chefia ou não, o líder não se preocupa em dar ordens, mas em incentivar toda a equipe a desenvolver soluções na empresa.

O líder costuma dividir as responsabilidades com a sua equipe e sabe formar novos líderes no ciclo natural de expansão da empresa. O líder busca ter um relacionamento bom com os seus colaboradores, sempre escuta e sempre busca avaliar as melhores ideias mantendo o ambiente motivacional.

No livro “Liderança em Foco” escrito por Mario Sergio Cortella e Eugenio Mussak, publicado pela editora Papirus, Cortella e Mussak iniciam o livro analisando a verdadeira origem da liderança nos dias atuais. Afinal, a liderança seria um dom ou uma virtude? Leia um trecho do livro a seguir.

Mussak – Por exemplo, a que área pertence o estudo sobre liderança? No meu entender, há várias: desde a antropologia, a sociologia, a psicologia, enfim, o humanismo de modo geral, mesmo por que liderança não é cargo. Nas organizações existem cargos de gerente, diretor, supervisor, superintendente, mas não de líder, embora algumas empresas adotem essa denominação. Em princípio, liderança não é cargo, mas uma condição, um comportamento humano. E, logicamente, é desejável que as pessoas que ocupam esses cargos comportem-se como líderes, o que nem sempre acontece.

Cortella – Também costumo enfatizar  a ideia de que liderança, tal como você disse, não é um cargo em que o indivíduo desempenho uma atividade específica. Trata-se, isso sim, de uma atitude, uma função a exercida. Logo, não é determinada pela hierarquia em qualquer dimensão.

Para alguns especialistas a liderança pode ser um talento natural, para outros uma capacidade aprendida. O importante é perceber o quanto a liderança positiva pode gerar melhores resultados numa organização.

Conheça mais o livro “Liderança em Foco” publicado pela editora Papirus: http://www.papirus.com.br/livros_detalhe.aspx?chave_livro=3812&pagina=0&origem=livros.aspx&opcao=pesquisa&qual=titulo&descricao=Lideran%C3%A7a%20em%20foco

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *