O que é Microcefalia?

O que é Microcefalia?

Por Fernando Rebouças

A microcefalia é diagnosticada quando o recém-nascido apresenta o crânio e o cérebro com o tamanho menor do que a média das demais crianças sadias. É identificada quando o perímetro da cabeça da criança é igual ou menor do que 32 cm, segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

É considerada uma condição neurológica rara que compromete o desenvolvimento da criança, havendo tratamentos prescritos pelos médicos para melhorar a qualidade de vida da criança. Pode comprometer o desenvolvimento psíquico, neurológico e motor.

Pode ser diagnosticada ainda na gestação através de exames de ultrassonografia. O Pré-Natal ajuda a prevenir a microcefalia no desenvolvimento do feto, sendo indicado à mãe evitar bebida alcoólica, nicotina e uso de drogas. A desnutrição grave durante a gestação também pode ser uma das causas.

No segundo semestre de 2015, começou a ser registrado um surto de microcefalia na região Nordeste do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Egypti (o mesmo transmissor da dengue), estaria relacionado com o surto, pois o vírus foi identificado num recém-nascido que faleceu dias depois de nascer.

Orientações para as gestantes:

– Mantenha boa alimentação;

– Não use drogas, principalmente, as drogas pesadas;

– Evite foco de mosquitos em casa e no trabalho, e utilize repelentes;

– Não utilize medicação sem a orientação de seu médico.

– Realize o Pré-Natal.

Referências:

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/microcefalia

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/11/microcefalia-saiba-o-que-e-o-que-causa-e-como-identificar.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *