O que é psicanálise?

O que é psicanálise?

Por Fernando Rebouças

A psicanálise se refere a um conjunto de estudos e métodos desenvolvido pela área médica neurológica a partir dos estudos de Sigmund Freud. A psicanálise visa diagnosticar e tratar distúrbios psíquicos a partir do inconsciente.

A psicanálise surgiu nos anos 1890, quando Freud se interessou em desenvolver um tratamento efetivo para pacientes que apresentavam neurose e histeria. O tratamento era iniciado através de uma conversa com o paciente que expressavam repressão de sentimentos e desejos inconscientes. Até os dias atuais, surgiram novas escolas de psicanálise.

Sigmund Freud inventou a psicanálise. Segundo o livro “O que é psicanálise” de Fabio Herrmann , publicado pela editora Blucher:

“E assim nasceu a psicanálise. O método científico das Ciências Exatas teve de pedir ajuda a uma espécie de primo pobre, o método interpretativo. Só a interpretação era capaz de abarcar os sonhos, as emoções, a loucura etc. Até aí, tudo bem. Entretanto, ao procurar elucidar a loucura – domínio que se lhe havia concedido -, o método interpretativo acabou tendo de ir longe demais, ao descobrir que aquilo que não parecia ser loucura, a vida comum, não era também muito diferente. As mesmas regras que dão sentido à vida cotidiana aparecem na loucura. A diferença é só esta: o que o cotidiano esconde, a loucura faz questão de mostrar. Este é o sentido de afirmar que o cotidiano esconde a loucura e também de a temermos tanto; ela desenterra as raízes de nossa pacata existência.”

Depois de Freud surgiram novas escolas dissidentes dos conceitos freudianos. Entre as dissensões mais conhecidas, podemos citar a de Reich em 1930, e a de Fromm na mesma década. Atualmente, a psicanálise tem feito parte da vida cotidiana das pessoas, oferecendo terapias para  doenças mentais e para o bem-estar do ser humano.

Conheça mais o livro “O que é psicanálise”:

https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/o-que-e-psicanalise-1086

Capa do livro:

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *