O que é Sociologia?

O que é Sociologia?

Por Fernando Rebouças

A sociologia é uma área de conhecimento das ciências humanas que visa estudar o comportamento humano em seu perfil social  individual e coletivo,  entender como as suas atitudes estão interligadas com outros indivíduos em associações, grupos e instituições. Todas as relações de grupos geram conexões de interdependência e interação.

Além de ajudar na evolução das ciências sociais, as pesquisas no campo da sociologia ajudam a melhorar a organização de grandes empresas, a atualizar processos de pesquisas demográficas e outras ações por parte de governos, aprimorar as instituições públicas componentes de um determinado estado, compreender a evolução do mercado e até mesmo o sofrimento social comum e suas origens.

A sociologia busca explicar todos os tópicos de uma pesquisa de cunho social e explicá-los, principalmente, em momentos de crises sociais e econômicas. Dessa forma a sociologia ajuda no entendimento de uma realidade social, permitindo a compreensão de situações presentes na vida cotidiana.

Segundo José Eduardo Azevedo, organizador do livro “Introdução às Ciências Sociais”, publicado pela editora Évora, as questões sociais devem ser analisadas constantemente para permitir um melhor entendimento a respeito das questões que mais afetam a sociedades e suas instituições, segundo o autor na apresentação do livro:

“Dificilmente, os cidadão se vêem parte de um sujeito coletivo, portanto não conseguem estabelecer uma inter-relação entre as distintas modalidades de eventos sociais, atribuindo as mazelas da existência humana. Não se apercebem como cidadãos livres para escolher seus destinos e, desse modo, não encontram na vida em sociedade um sentido comum que os ajude a viver as mudanças sociais como algo significativo e como experiência compartilhável.

São as ciências sociais que contribuem para a percepção de que a realidade tem uma ordem, de que ela é produto da ação humana e, portanto, passível de ser compreendida. A sociedade não é um caos incompreensível, mas uma instância ordenada que exige adequação do pensamento para compreensão de sua lógica”.

Devemos considerar as observações e os estudos aplicados em Sociologia para compreendermos as ações, necessidades e resultados de diferentes tipos de sociedade.  A partir desses conhecimentos aprendemos que tudo pode apresentar fatores e conseqüências no processo de organização e conflito de uma sociedade.

conheça mais o livro: https://www.editoraevora.com.br/introducao-as-ciencias-sociais 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *