Obesidade diminui paladar

Obesidade diminui paladar

Não conseguir sentir o gosto dos alimentos pode ser considerado uma doença ou anomalia no comportamento alimentar de uma pessoa. Nos últimos anos, a obesidade é discutida e pesquisada em todo o mundo, principalmente, sobre os males que ela pode gerar num indivíduo obeso.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada três pessoas estão acima do peso em todo o mundo. As principais causas são a má alimentação e uma vida sedentária.

A ingestão de alimentos benéficos ricos em vitaminas e proteínas e a realização de exercícios físicos são as duas soluções mais simples para combater a obesidade. Porém, é necessário estar atento as outras consequências que a obesidade pode causar, como a perda do paladar.

Segundo uma pesquisa realizada por pesquisadores norte-americanos e publicada na revista “PLOS Biology”, ratos obesos apresentam 25% menos papilas gustativas do que os outros ratos saudáveis. O aumento do peso poderia reduzir a sensibilidade e o gosto, tal condição somente seria revertida com a perda de peso.

Os estudos revelaram que uma papila gustativa apresenta de 50 a 100 células de três tipos principais, cada uma exerce diferentes funções para detectar os cinco principais sabores: salgado, doce, amargo, azedo e umami.

No procedimento das pesquisas realizadas, os especialistas alimentaram os ratos que possuíam uma dieta normal com 14% de gordura e outro grupo de roedores com 58% de gordura. Após oito semanas, os ratos que receberam uma dieta com mais gordura apresentavam mais peso e 25% menos papilas gustativas em comparação com os roedores que eram mantidos com dieta normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *