Os Dez Mandamentos, segundo Luiz Felipe Pondé

Os Dez Mandamentos, segundo Luiz Felipe Pondé

Por Fernando Rebouças

 

Analisar, pensar e redigir sobre os dez mandamentos da Bíblia e ainda propor um décimo primeiro mandamento é o desafio apresentado no livro “Os Dez Mandamentos (+um)”  escrito pelo filósofo Luiz Felipe Pondé, e publicado pela editora Três Estrelas (Grupo Folha).

Todos os mandamentos são estudados, tendo grandes filósofos e pensadores como base, e Pondé se apresenta como um escritor liberto de qualquer crença ou preconcepção  religiosa ou não religiosa para escrever o livro. Filósofo e professor da USP e FAAP, Pondé se apresenta na introdução da seguinte maneira:

“Este livro foi escrito por um homem que não recebeu o dom da fé. Caminho nos campos do Senhor, como diz a Bíblia, como um cego em um jardim. Aqui está, contudo, a chance de fazer minha teologia. A teologia de um homem sem fé. Foi justamente a falta dela que me protegeu muitas vezes dos abusos da crença “patrimonial”, como dizia o filósofo russo Nicolai Bernadiev (1874 – 1948), um discípulo de Dostoiévski (1821 – 1881) que morreu no exílio, na França. As religiões institucionais nunca me interessaram. Sou imune a elas. Nunca gastei um tostão com mercadores da fé. Não herdei um conjunto de normas que me atormentasse ao me deparar com a foto de meus pais. Sou livre. Pelo menos da religião, estou livre.”

A respeito do primeiro mandamento, por exemplo, Pondé discorre sobre importantes significados como os “eleitos”,  “espírito”, a “mística”, a “eternidade” e a “idolatria” em contextos religiosos, filosóficos e comportamentais na sociedade. O livro busca novos significados e análises para os dez mandamentos por meio da habilidade de um dos maiores escritores e filósofos da atualidade no Brasil.

Conheça mais o livro:

http://www.editora3estrelas.com.br/catalogo/livros/119800-os-dez-mandamentos-um.shtml

Capa:

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *